Pistache desde a antiguidade conquistando pelo paladar

Avalie esta postagem

Pistache (Pistacia vera L) é originado no Oriente Médio; mas é conhecido desde a antiguidade que remonta há mais de 7.000 anos. Inicialmente, era apreciado somente por reis e pessoas da nobreza; além de fazer parte de várias lendas na Terra Santa.

Ele se propagou por vários continentes tornando-se uma iguaria preferida pelas pessoas mais abastadas. Na América do Norte ele chegou no final do século XIX; e conquistou seu espaço e iniciou-se a cultura comercial.

Cultivo da Pistacheira

É uma planta de médio porte que varia de três a oito metros, sendo pouco exigente em relação ao clima, pois se adapta às intempéries, mas não tolera geadas. A rega deve ser frequente sem encharcamento.

Produz flores masculinas e feminais, em forma de cacho, que são polinizadas pelo vento ou insetos. Seu fruto é pequeno, com casca dura e em seu interior há uma amêndoa de cor esverdeada, de sabor agradável. Propaga-se por mudas ou sementes.

Propriedades do Pistache

Ele é rico em fibras, proteínas, vitaminas A, C e E; além de sais minerais tais como ferro, cálcio, zinco e magnésio. Apresenta propriedades antioxidante, digestiva, anticancerígena, antimicrobiana, afrodisíaca e anti-inflamatória.

Seu consumo regular, em doses moderadas, auxilia no fortalecimento do sistema imunológico, na prevenção do envelhecimento precoce, na saúde das artérias, na controle da diabetes e dos níveis do colesterol.

Indicações do Pistache

Ele pode ser ingerido in natura ou torrado, em diversas preparações culinárias, em saladas, sorvetes, cremes, tortas, doces e onde mais a imaginação do chef alcançar.

Ele é usado como tintura e remédio na medicina popular,  para alívio de dores de dente à esclerose do fígado. Ele era muito usado em longas viagens, por causa do alto valor nutricional e longo período de armazenamento, principalmente entre os primeiros exploradores e comerciantes chineses; que faziam a antiga Rota da Seda, que ligava a China ao Ocidente.

O óleo extraído da amêndoa é amplamente utilizado nas indústrias alimentícias e farmacêuticas, na preparação de variados produtos e cosméticos.

Onde encontrar o Pistache?

Ele é encontrado em lavouras comerciais, em pomares frutíferos, em feiras, mercados municipais e em sites que comercializam sementes e mudas de plantas.

Pistache

Pistache

Pistache

Pistache

Pistache

Pistache

Be the first to comment on "Pistache desde a antiguidade conquistando pelo paladar"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.