Libélula inseto cuja larva vive mais tempo que o adulto

5 (100%) 1 vote

Libélula conhecida também como lavadeira, jacinta, bate-bunda e lava-bunda é um inseto pertencente à ordem Odonata; encontrada em quase todo o mundo, excetuando-se as áreas mais frias.

O inseto apresenta uma fase aquática e uma fase aérea. A larva é aquática e se alimenta de larvas de outros animais, de micro-crustáceos e até de pequenos alevinos. Esta fase pode durar até 5 anos!

Na fase adulta, aérea, o inseto vive aproximadamente dois meses. Como na fase larval, o adulto também tem hábito predador, se alimentando de outros insetos. Enquanto na água, os principais predadores são os sapos e os peixes, o adulto é predado principalmente por pássaros, aranhas e louva-a-deus.

Conheça mais detalhes da Libélula

Como todo inseto, possui o corpo dividido em cabeça, tórax e abdômen. No tórax encontram-se as 4 asas membranosas, com ângulo de 180º quando abertas. Ela chega a bater as asas impressionantes 50 vezes por segundo. Para isso a libélula possui uma musculatura bem desenvolvida no tórax.  Quando pousada, algumas espécies fecham as asas, enquanto outras as mantêm abertas.

Estima-se que existam aproximadamente 5.000 espécies de libélulas em todo mundo; no Brasil, o número de espécies está em torno de 1.200.

A reprodução do inseto depende de água limpa, que está cada vez mais escassa, por isso algumas espécies de libélulas estão ameaçadas de desaparecer do planeta.

Brincadeira de criança

Na roça, muitas crianças ainda têm o hábito de capturar o inseto e de usá-lo como meio de “transporte de carga” em suas brincadeiras.

A Libélula era segurada pelas asas e aproximando suas patas de pequenos grãos de areia e de cavacos de madeira bem pequenos, a libélula gruda no material e é possível “transportá-lo” para outro lugar. Na ausência de carrinhos de brinquedo…. vale a criatividade e a imaginação. A tristeza da criança era quando o inseto voava, pois são muito ariscos e difíceis de serem capturados.

No cinema, marcas que lembram libélulas, são um enigma no filme “O Mistério da libélula” (2002), um suspense dramático com fundo espiritualista, que nos transmite uma bela mensagem de amor de uma mãe por seu bebê.

Libélula voando

Libélula

Libélula

Be the first to comment on "Libélula inseto cuja larva vive mais tempo que o adulto"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.