Jabuticaba fruta brasileira muito benéfica para a saúde

Jabuticaba, fruta tipicamente brasileira, nativa da Mata Atlântica, mas presente em praticamente todos os quintais das casa de roça e pomares brasileiros. Encontrada mais facilmente na região sudeste e apreciada por pessoas de várias idades.

Conheça mais a jabuticaba

A jabuticabeira pertence à família Myrtacea, chega a atingir entre 9 e 20 metros de altura, prefere solos ricos em nutrientes e rega constante sem encharcamento. Adapta-se bem a clima frio ou mais quente. Possui tronco liso e folhas pequenas e verdes. Floresce e frutifica de duas a três vezes ao ano, desde que regada com frequência.

Sua florada branca chama atenção pela beleza e atrai muitas abelhas. Seus frutos, que se originam no tronco da árvore são pequenos, nascem verdes e ficam quase pretos quando maduros. Possuem polpa branca, que mistura os sabores doce e azedo.

Sua propagação é pelas sementes ou pelas mudas. Após o plantio, a planta demora em média dez anos para iniciar a produção de frutos. Há três variedades principais que são a Híbrida, Sabará e Paulista.

Propriedades da Jabuticaba

A fruta é rica em sais minerais tais como cálcio, fósforo, ferro, potássio, magnésio, vitaminas do complexo B e C e bons níveis de antioxidantes, que são substâncias que protegem as células, previnem o envelhecimento precoce e fortalecem o sistema imunológico.

Ela é rica em pectina, que auxilia na redução da velocidade de absorção dos alimentos à medida que são ingeridos, auxiliando em dietas de perda de peso e no controle dos níveis do colesterol.

Suas cascas são ricas em antocianinas, que atuem como anticancerígeno, conforme pesquisa da Unicamp.

Utilização da Jabuticaba

Ela é usada, na medicina popular, in natura e em forma de chá concentrado, para alívio de  asma, bronquite e catarro de peito, deficiência vitamínica, diarreia, diversas dermatites, inflamação da pele, aceleração do metabolismo, queima de gordura corporal e para o bom funcionamento do sistema nervoso central.

O fruto pode fazer parte da alimentação, ou na preparação de sucos, geleias, mousses, tortas, sorvetes, picolés, vinhos, xarope e licores.

A planta pode ser cultivada em jardins, quintais, pomares comerciais e em vasos, como planta ornamental.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Jabuticaba

Jabuticaba

Jabuticaba

Jabuticaba

Be the first to comment on "Jabuticaba fruta brasileira muito benéfica para a saúde"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.