Impactos da Guerra na Ucrânia no agronegócio brasileiro

Um dos assuntos mais comentados na última semana de fevereiro é a Guerra na Ucrânia, um embate que evolve esse país europeu e a Rússia. Embora os prejuízos humanitários sejam imensos, com perda de vidas e destruição de localidades inteiras, diversos impactos estão sendo temidos e sentidos no agronegócio brasileiro.

A guerra na Ucrânia e o Agronegócio brasileiro

Os impactos já previstos para o agronegócio em relação à guerra envolvem diversas áreas, como a dos fertilizantes. Isso porque a Rússia é uma das principais exportadoras de fertilizantes para o Brasil, produtos que são indispensáveis a diversas culturas em nosso país. Desse modo, com a guerra, além das sanções que podem ser impostas à Rússia, também há a questão da obstrução de rotas comerciais; gerando assim, um aumento no preço dos fertilizantes, que após o início da guerra (24/02) até o final de fevereiro, já foi de mais de R$50,00.

E, com o aumento do preço de fertilizantes, diversos produtores já conseguem fazer uma projeção do impacto sobre diversas culturas, visto que a soja, principal commodity brasileira, e o milho, outro grão de extrema importância no mercado, são dependentes desses produtos. Sendo assim, já se espera um aumento significativo no aumento do preço dos grãos em razão da alta acumulada, que já chega aos 200%.

Além disso, é importante ressaltar que a Ucrânia é uma das maiores produtoras de milho do mundo; de modo que, com a guerra, pode haver uma queda abrupta na produção, gerando consequências para o agronegócio de diversos países do mundo; além de um prejuízo pelo fato de o milho ser um dos grãos mais utilizados para o desenvolvimento de rações na pecuária.

Guerra na Ucrânia e Agronegócio

Soja (imagem: Fernando Dias/Seapa – Governo do Rio Grande do Sul)

O trigo, o milho e as carnes

Assim como os fertilizantes, boa parte do trigo consumido no mundo é produzido em terras russas e ucranianas. Isso significa dizer que, com as guerras, há uma tendência ao comprometimento da produção desse grão, utilizado para a elaboração de diversos produtos alimentícios. Com isso, é de se esperar que haja um aumento no preço dos alimentos que afetará boa parte do mundo.

Além disso, a Rússia é um dos principais países importadores de carne e de soja no Brasil, adquirindo cerca de 167 milhões de dólares e 300 milhões de dólares de cada um dos produtos, respectivamente, em 2021. Desse modo, com a guerra na Ucrânia, espera-se uma redução na importação desses produtos pelo mercado russo, comprometendo fortemente a economia brasileira.

É importante ressaltar também que pode haver um aumento do preço da carne de frango no mercado brasileiro, visto que, como a Ucrânia é uma das maiores exportadoras de milho, que é alimento no setor aviário; a redução da produção de milho também afeta a produção de frango, podendo gerar um aumento no seu valor.

Por fim, vale lembrar que, com a Guerra na Ucrânia, um dos principais impactos no agronegócio está ligado ao aumento do preço dos combustíveis e do gás; visto que a Rússia detém cerca de 50% do gás natural usado em toda a Europa, além do fato de a guerra estar ligada ao aumento exponencial do preço do barril de petróleo, que pode chegar a cerca de 200 dólares.

Be the first to comment on "Impactos da Guerra na Ucrânia no agronegócio brasileiro"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.