Groselha do Ceilão repleta de nutrientes

Groselha do Ceilão é originária da Ásia e ainda pouco conhecida pelos brasileiros. A aparência da fruta remete à jabuticaba, que é muito popular no Brasil. A Groselha é conhecida popularmente por Esfregadinha, Ceylon, Gooseberry ou Ketembilla.

Conheça a Groselha do Ceilão

A árvore é de pequeno porte, atingindo até 6 metros de altura; com copa esparramada repleta de folhas verdes, seus ramos possuem espinhos robustos e afiados. Adapta-se bem em regiões quentes e úmidas, possui crescimento rápido, pois em média começa a frutificar com três anos de idade. Produz flores pequenas em tons verde-amarelados.

Seus pequenos frutos, que possuem casca aveludada, de um colorido que mescla o azul-escuro com o amarelo; aparecem entre a primavera e início do verão. Propaga-se por sementes, que deverão ser germinadas em saquinhos para plantação em local definitivo.

Propriedades da Groselha do Ceilão

A fruta possui sabor azedo e contém alto valor nutricional, pois sua polpa vermelha e suculenta, apresenta altos teores de vitaminas B1, B5, C; sais minerais tais como ferro e fósforo, antioxidantes e anti-inflamatórios; que previnem o envelhecimento precoce e ajudam a manter o câncer à distância. Seu consumo regular ajuda no controle do colesterol, da diabetes e da obesidade.

A fruta foi alvo de pesquisa da Unicamp, através da Doutora Vivian Bochi, que estudou as propriedades dela e através de experimentos, comprovou os nutrientes presentes na poderosa fruta. De acordo com a pesquisa, “os resultados do estudo colocam a Groselha do Ceilão entre a elite nutricional das frutas vermelhas, conhecidas pela ação antioxidante dos compostos fenólicos que dão o pigmento marcante às suas cascas”.

Utilização da Groselha do Ceilão

A fruta possui sabor ácido que tende a ficar mais forte com o tempo, após a colheita. Ela pode ser consumida in natura, preferencialmente com a casca que contém a maioria de seus nutrientes. Ela pode ser empregada em sucos, geleias, mousses, tortas, cremes, caldas, sorvetes, licores e mousses.

Onde encontrar a Groselha do Ceilão?

Ela é encontrada em algumas feiras e mercados municipais das regiões sul e sudeste e em sites que comercializam sementes e mudas de plantas.

Groselha do Ceilão (Foto fonte: //quintadasplantas.blogspot.com.br/groselhadoceilao)

Groselha do Ceilão (Foto fonte: //quintadasplantas.blogspot.com.br/groselhadoceilao)

Groselha do Ceilão (foto fonte: quintadasplantas.blogspot.com/groselhadoceilão)

Groselha do Ceilão (foto fonte: quintadasplantas.blogspot.com/groselhadoceilão)

Be the first to comment on "Groselha do Ceilão repleta de nutrientes"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.