Propriedades medicinais e variadas aplicações do Saw Palmetto

Saw Palmetto (Serenoa repens) é uma planta de origem americana, muito popular na América do Norte, principalmente nos Estados Unidos; sendo conhecida popularmente por Palmeira Serra e Sabal Serrulata.

Descrição

A palmeira é de médio porte, robusta, com troncos agrupados, que são subterrâneos até que a planta atinja a idade, em que geralmente emerge acima do solo e pode crescer bastante.

Saw Palmetto (foto //www.monaconatureencyclopedia.com)

Os troncos são cobertos por fibras marrons escuras e folhas verde-escuras. Produz inflorescência ramificada em tons amarelados. Os frutos são ricos em óleo muito fluido e com odor penetrante, que possui diversas aplicações.

A planta é bem resistente, de fácil cultivo e pouco exigente em relação ao solo, temperatura, frequência de rega e propaga-se por mudas.

Propriedades Medicinais

A planta é rica em propriedades medicinais tais como  antiandrogênica, anti-inflamatória, inomoduladora, sedativa, expectorante, anti-estrogênica, antisseborreica e diurética.

Serve para quê?

O extrato produzido através dos seus frutos é usado para auxiliar no tratamento de diversas doenças, incluindo hiperplasia benigna da próstata, doenças renais, prostatite, doenças respiratórias, disfunção erétil, calvície, ejaculação precoce e falta de libido.

Ela é usada ainda na culinária, pois seu palmito é amplamente empregado na alimentação, em variadas receitas e acompanhamento de diversos pratos.

Saw Palmetto

Saw Palmetto (foto https://www.monaconatureencyclopedia.com/)

Os extratos da planta são amplamente empregados na farmacopeia  ficial, no tratamento da hiperplasia prostática benigna e da alopecia androgenética.

Ela desempenha importante papel na sobrevivência da fauna, que concede alimento e abrigo; além de ser a principal fonte de néctar para as abelhas.

Suas fibras  têxteis são usadas na fabricação de tecidos; ou para fazer cestas e variados artesanatos; além de servir e como cobertura para os telhados das residências.

Onde encontrar?

A saw palmetto pode ser encontrada em cápsulas ou em forma de pó; além de usada na fabricação de loção capilar, mas ela é mais difícil de ser encontrada. Ela é comercializada em farmácias de manipulação, drogarias e em sites que vendem sementes e mudas de plantas.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Be the first to comment on "Propriedades medicinais e variadas aplicações do Saw Palmetto"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.