Goiaba é repleta de propriedades, além de muito versátil na culinária

5 (100%) 2 votes

Goiaba (Psidium guajava) é uma planta tropical, encontrada em várias regiões do planeta, de origem incerta; conhecida por vários nomes tais como guava, goiabeira branca, goiaba pera, goiaba branca, goiaba vermelha, araçá goiaba, araçá guaçu, guaiaba, guaiava e araçá guaiaba.

Cultivo

É uma árvore que varia de 3 a 10 metros de altura, sendo pouco exigente em relação ao solo, temperatura e rega frequente, mas não tolera fortes geadas.

Ela floresce de setembro a novembro e frutifica de dezembro a março. Para finalidades comerciais, as lavouras são regadas com frequência, plantadas em solo fértil, para garantia de boa produtividade e frutos de qualidade.

Goiaba

Goiaba

Produz folhas simples, flores solitárias, brancas e vistosas, que são preferidas pelos insetos. O fruto em forma de baga; possui casca amarelada ou verde amarelada quando madura, polpa branca ou vermelha, mucilaginosa; repleto de numerosas sementes, pequenas e muito duras. Propaga-se por sementes, mudas e estaquias.

Propriedades

A fruta é rica em fibras, vitaminas A, C, sais minerais tais como ferro, magnésio, fósforo e cálcio; além de possuir propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, antibacteriana e digestiva.

Serve para quê?

Ela é consumida in natura, em saladas de frutas, sucos, na preparação de caldas, recheios de tortas, bolos, doces em compota ou barra, sorvetes e picolés; além de amplamente utilizada em produtos industrializados.

Sua ingestão regular ajuda no fortalecimento do sistema imunológico, na saúde da pele e na prevenção do envelhecimento precoce, na digestão e no bom funcionamento intestinal.

Seu tronco serve para fabricação de utensílios rurais, dada a elevada resistência e durabilidade; além de usada em recuperações de áreas degradadas, por ser de fácil cultivo e atrair a fauna.

Goiaba

Goiaba

Onde encontrar?

Ela é facilmente encontrada em quintais da casas de roça, em pomares frutíferos; ou comercializada em sites, feiras livres e mercados.

Muito comum no século passado, as crianças brincarem nos pés da árvore; além de colher os frutos e comê-los ali mesmo; ou ainda fazer com que a goiabeira fosse um trampolim, para brincadeiras de pique-pega, que era muito comum nas casas de rocas, nas tardes de domingo.

Be the first to comment on "Goiaba é repleta de propriedades, além de muito versátil na culinária"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.