Camapu fruto exótico mas repleto de benefícios para a saúde

3 (60%) 4 votes

Camapu (Physalis angulata) é uma planta de origem brasileira; encontrada em várias regiões brasileiras; e conhecida por vários nomes tais como bucho-de-rã, joá-de-capote, juá-de-capote, mata-fome, canapum, camapum, bate-testa, juá-roca, physalis, fisalis e bucho-de-rã.

Conheça o Camapu

É uma planta herbácea de pequeno porte, que alcança até 1 metro de altura, possui crescimento rápido, sendo pouco exigente em relação ao solo e clima. Ela adapta-se a regiões quentes e frias, sendo encontrada de norte a sul do Brasil. Produz fruto envolvido em uma capa e fica amarelo quando amadurece. Propaga-se por sementes e mudas.

Propriedades do Camapu

Ele possui diversas propriedades terapêuticas tais como laxante, tônica, depurativa, diurética, antioxidante, antibacteriana e antitumoral. Ela possui vitaminas A e C, rico em fibras e sais minerais tais como fósforo e ferro, além de carotenoide e flavonoides.

Utilização do Camapu

Ele pode ser ingerido in natura e em preparações de doces finos, sorvetes, bolos, mousses, em saladas adoçadas com mel e picolés, além de fazer parte de cardápio de restaurantes requintados, pois a fruta é muito bela, sendo muito utilizada  na ornamentação de pratos.

O camapu tem sido alvo de pesquisas pela UFPA, ainda inconclusas, que demonstram seu poder para tratar doenças tais como o mal de parkinson e a leishmaniose.

Seu consumo regular auxilia no fortalecimento do sistema imunológico, na prevenção do envelhecimento precoce, no bom funcionamento intestinal; além de auxiliar em dietas de emagrecimento, por conter poucas calorias e suas fibras ajudarem na digestão. Ela auxilia também no controle do colesterol, dos níveis de insulina no sangue, na saúde da pele e da visão.

Onde encontrar o Camapu?

Ele é encontrado em pastagens, beira de estradas, em lavouras, feiras livres, mercados municipais e em hortas domésticas.

Na roça era muito comum as crianças brincarem com as frutinhas; ou ingeri-las pelo longo caminho de retorno para casa depois da escola, pois a fome era uma grande companheira.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Camapu

Camapu

Camapu

Camapu

Camapu

Camapu

Camapu

Camapu

2 Comments on "Camapu fruto exótico mas repleto de benefícios para a saúde"

  1. gostaria muinto obter esta planta p/ fim medissinal

  2. Hola como conseguir la planta para mi huerto

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.