Camapu: fruto exótico mas repleto de benefícios para a saúde

Camapu (Physalis angulata) é uma planta de origem brasileira; encontrada em várias regiões brasileiras; e conhecida por vários nomes tais como bucho-de-rã, joá-de-capote, juá-de-capote, mata-fome, canapum, camapum, bate-testa, juá-roca, physalis, fisalis e bucho-de-rã.

Conheça o Camapu

É uma planta herbácea de pequeno porte, que alcança até 1 metro de altura, possui crescimento rápido, sendo pouco exigente em relação ao solo e clima. Ela adapta-se a regiões quentes e frias, sendo encontrada de norte a sul do Brasil. Produz fruto envolvido em uma capa e fica amarelo quando amadurece. Propaga-se por sementes e mudas.

Camapu

Camapu (foto: Evandro Marques – www.coisasdaroca.com)

Propriedades do Camapu

Ele possui diversas propriedades terapêuticas tais como laxante, tônica, depurativa, diurética, antioxidante, antibacteriana e antitumoral. Ela possui vitaminas A e C, rico em fibras e sais minerais tais como fósforo e ferro, além de carotenoide e flavonoides.

Utilização do Camapu

Ele pode ser ingerido in natura e em preparações de doces finos, sorvetes, bolos, mousses, em saladas adoçadas com mel e picolés, além de fazer parte de cardápio de restaurantes requintados, pois a fruta é muito bela, sendo muito utilizada  na ornamentação de pratos.

O camapu tem sido alvo de pesquisas pela UFPA, ainda inconclusas, que demonstram seu poder para tratar doenças tais como o mal de parkinson e a leishmaniose.

Seu consumo regular auxilia no fortalecimento do sistema imunológico, na prevenção do envelhecimento precoce, no bom funcionamento intestinal; além de auxiliar em dietas de emagrecimento, por conter poucas calorias e suas fibras ajudarem na digestão. Ela auxilia também no controle do colesterol, dos níveis de insulina no sangue, na saúde da pele e da visão.

Camapu

Camapu

Onde encontrar o Camapu?

Ele é encontrado em pastagens, beira de estradas, em lavouras, feiras livres, mercados municipais e em hortas domésticas.

Na roça era muito comum as crianças brincarem com as frutinhas; ou ingeri-las pelo longo caminho de retorno para casa depois da escola, pois a fome era uma grande companheira.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Camapu

Camapu (foto: Evandro Marques – www.coisasdaroca.com)

13 Comments on "Camapu: fruto exótico mas repleto de benefícios para a saúde"

  1. gostaria muinto obter esta planta p/ fim medissinal

  2. Hola como conseguir la planta para mi huerto

  3. Soy brasileño y tengo esta planta y, si lo desea, puedo venderle la fruta y enviarle servicios de transporte.

  4. Na minha terra tem essa maravilhosa plantinha

  5. Eu tenho essa maravilha em meu quintal

  6. OLÁ,GENTE ,ENCONTREI UM PÉ enorme na beira da estrada,como a cor era mais clara do que as que já tinha visto,não provei,trouxe umas frutas ,mas não consegui a planta.

  7. luiz gonzaga lopes | 25 de março de 2020 at 00:30 | Responder

    sou nordestino e desde mque conheço o canapum e atualmente tenho três pés de canapu no meu jardim suspenso.

  8. Onde moro tem bastante aqui no ceara

  9. Boa tarde.
    Sou portador de Parkinson, e consegui três mudas. Moro em Brasília e não foi difícil encontrar a planta. Comprei as três já grandes e frutificando por 100,00 reais. É importante ressaltar que para o Parkinson é preciso usar os talos da planta ne não apenas as folhas. O sabor é muito amargo, mas vale a pena. Consigo fazer minhas atividades normais sem nenhuma sequela da doença. Eu estou fazendo o chá e tomando um copinho de café três vezes ao dia. Adeus Parkinson!!!!

  10. Em Brasília é possível encontrar o camapu na honoplantas, em frente à barreira da Polícia rodoviária de Samambaia

  11. Na fazenda onde nasci no Município de Areia – PB, havia muito desta planta e um com criança do interior na safra desta fruta comia todos os dias. É muito saborosa.

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.