Abóbora Caxi e sua versatilidade na alimentação e artesanato

3.5 (70%) 4 votes

Abóbora Caxi (cucurbita sp.) é uma cucurbitácea de origem africana, cultivada há mais de 10 mil anos; e de acordo com dados arqueológicos, é encontrada na região do Peru há milhares de anos.

Ela é conhecida por vários nomes tais como abóbora paulista, poranga, abóbora cacau e cachuchu. A hortaliça é encontrada e utilizada em várias regiões do planeta.

Conheça a Abóbora Caxi

Ela é uma hortaliça, que prefere regiões tropicais, pouco exigente em relação ao solo; mas que requer rega constante para seu desenvolvimento. Sua propagação é por suas sementes e cresce em cercas de bambu, em canteiros de horta e no meio de diversas lavouras, sendo muito fácil seu cultivo e colheita.

Apesar de possuir sabor agradável, com muitas fibras e vitaminas, não é uma hortaliça tradicional, sendo mais comum no interior das roças brasileiras, principalmente entre os mineiros que não dispensam a iguaria, devidamente acompanhada com o tradicional angu, muitas vezes feito antigamente no fogão a lenha.

Utilização da abóbora Caxi

A melhor forma de ingestão da abóbora caxi é fazer a colheita quando ela estiver bem nova e macia. Retirar sua casa, de forma bem superficial, picá-la em pequenos cubos e afogá-la em óleo, alho e cheiro verde de sua preferência. Ela deve ser cozida em fogo baixo e apenas com a própria água presente na hortaliça.

Seus brotos também podem ser consumidos afogados ou em preparações de omeletes, que ficam enriquecidos com a hortaliça.

Quando amadurece, ela torna-se muito dura, sendo denominada de cabaça. Após o endurecimento completo, ela é serrada ao meio para preparação de cuias e utensílios muito populares na roça, como substitutos das bacias. Ela é usada também para a criação de vários artesanatos tais como bonecas, galinhas, conchas, gaiolas, bacias e diversas criações pelos artesãos.

Propriedades da Abóbora Caxi

Na África, os nativos utilizavam o fruto para conservar remédios, além de usar a própria cabaça como planta medicinal, na medicina popular,  por ter componentes diuréticos, eméticos e antipiréticos.

Onde encontrar a Abóbora Caxi?

Ela é facilmente encontrada em quintas das casas de roça, em hortas domésticas, em diversas lavouras, pois é de cultivo e crescimento fáceis. Ultimamente tem sido encontrada em feiras e mercados municipais.

Abóbora Caxi

Abóbora Caxi

Abóbora Caxi

Abóbora Caxi

Abóbora Caxi

Abóbora Caxi

9 Comments on "Abóbora Caxi e sua versatilidade na alimentação e artesanato"

  1. Odete Delgado Pereira | 21 de abril de 2018 at 19:28 | Responder

    Eu adoro Caxias. Comia muito quando era criança e morava na roça, interior do Estado do Paraná. Atualmente, depois de mais de quarenta anos, a reencontrei no MT, como dizem, nas feiras. Que alegria, pensei que estava extinta.

  2. Essa semana recebi 5 caxis, minha mãe mandou. Cozinhei junto com o feijão verde, coentro e cebolinha. Nossa!!! Delicia. Ainda tenho dois. Desde criança como caxi, pena q poucas pessoas conhecem o legume. Aqui conhecemos como “caxixi” beijo!!!!

  3. Adorei. Hoje pela primeira vez fiz com carne moída. Ficou maravilhosa.

  4. Ganhei um caxi sendo sendo que o nome aqui no RS é poranguinho da praia…Fui pesquisar como fazer…fiz refogado com carne picada. Uma delícia. Obrigada pelas dicas.

  5. alguma receita doce com o caxi

  6. Tenho no trabalho uma plantação que acredito ser dessa abóbora mas não tenho certeza.

  7. Como caxi desde criança e sempre que posso incluo ele na alimentação, eu gosto muito, meu pai planta e por isso sempre temos em casa, é uma abóbora difícil de ser encontrada em sacolão e nos comércios em geral, pouquíssimas pessoas conhecem, somente quem viveu mais na roça!!

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.