Abóbora Caxi e sua versatilidade na alimentação e artesanato

3.8 (76%) 5 vote[s]

Abóbora Caxi (cucurbita sp.) é uma cucurbitácea de origem africana, cultivada há mais de 10 mil anos; e de acordo com dados arqueológicos, é encontrada na região do Peru há milhares de anos.

Ela é conhecida por vários nomes tais como abóbora paulista, poranga, abóbora cacau e cachuchu. A hortaliça é encontrada e utilizada em várias regiões do planeta.

Conheça a Abóbora Caxi

Ela é uma hortaliça, que prefere regiões tropicais, pouco exigente em relação ao solo; mas que requer rega constante para seu desenvolvimento. Sua propagação é por suas sementes e cresce em cercas de bambu, em canteiros de horta e no meio de diversas lavouras, sendo muito fácil seu cultivo e colheita.

Apesar de possuir sabor agradável, com muitas fibras e vitaminas, não é uma hortaliça tradicional, sendo mais comum no interior das roças brasileiras, principalmente entre os mineiros que não dispensam a iguaria, devidamente acompanhada com o tradicional angu, muitas vezes feito antigamente no fogão a lenha.

Utilização da abóbora Caxi

A melhor forma de ingestão da abóbora caxi é fazer a colheita quando ela estiver bem nova e macia. Retirar sua casa, de forma bem superficial, picá-la em pequenos cubos e afogá-la em óleo, alho e cheiro verde de sua preferência. Ela deve ser cozida em fogo baixo e apenas com a própria água presente na hortaliça.

Seus brotos também podem ser consumidos afogados ou em preparações de omeletes, que ficam enriquecidos com a hortaliça.

Quando amadurece, ela torna-se muito dura, sendo denominada de cabaça. Após o endurecimento completo, ela é serrada ao meio para preparação de cuias e utensílios muito populares na roça, como substitutos das bacias. Ela é usada também para a criação de vários artesanatos tais como bonecas, galinhas, conchas, gaiolas, bacias e diversas criações pelos artesãos.

Propriedades da Abóbora Caxi

Na África, os nativos utilizavam o fruto para conservar remédios, além de usar a própria cabaça como planta medicinal, na medicina popular,  por ter componentes diuréticos, eméticos e antipiréticos.

Onde encontrar a Abóbora Caxi?

Ela é facilmente encontrada em quintas das casas de roça, em hortas domésticas, em diversas lavouras, pois é de cultivo e crescimento fáceis. Ultimamente tem sido encontrada em feiras e mercados municipais.

Abóbora Caxi

Abóbora Caxi

Abóbora Caxi

Abóbora Caxi

Abóbora Caxi

Abóbora Caxi

14 Comments on "Abóbora Caxi e sua versatilidade na alimentação e artesanato"

  1. Odete Delgado Pereira | 21 de abril de 2018 at 19:28 | Responder

    Eu adoro Caxias. Comia muito quando era criança e morava na roça, interior do Estado do Paraná. Atualmente, depois de mais de quarenta anos, a reencontrei no MT, como dizem, nas feiras. Que alegria, pensei que estava extinta.

  2. Essa semana recebi 5 caxis, minha mãe mandou. Cozinhei junto com o feijão verde, coentro e cebolinha. Nossa!!! Delicia. Ainda tenho dois. Desde criança como caxi, pena q poucas pessoas conhecem o legume. Aqui conhecemos como “caxixi” beijo!!!!

  3. Adorei. Hoje pela primeira vez fiz com carne moída. Ficou maravilhosa.

  4. Ganhei um caxi sendo sendo que o nome aqui no RS é poranguinho da praia…Fui pesquisar como fazer…fiz refogado com carne picada. Uma delícia. Obrigada pelas dicas.

  5. alguma receita doce com o caxi

  6. Tenho no trabalho uma plantação que acredito ser dessa abóbora mas não tenho certeza.

  7. Como caxi desde criança e sempre que posso incluo ele na alimentação, eu gosto muito, meu pai planta e por isso sempre temos em casa, é uma abóbora difícil de ser encontrada em sacolão e nos comércios em geral, pouquíssimas pessoas conhecem, somente quem viveu mais na roça!!

  8. Colhi uma na horta do meu irmão. Não conhecia, acho que ja tinha passado do ponto, pois não consegui cortar! Desde então venho pesquisando p descobrir o que era…

  9. Eu plantei na minha roça só vim conhecer essa abóbora aqui na Bahia em barra do choça muito boa

  10. Vera Helena Rabelo | 6 de maio de 2019 at 00:01 | Responder

    Tenho plantado na chácara e faço na cuscuzeira,cozido no vapor com casca ,cozinha rapidinho tempero como salada ,muito bom ,com maionese também fica muito bom

  11. Nossa, nunca vi legume tão saboroso e diferenciado, tem um sabor único, sou fã número 1, eu era fissurado em chuchu, depois que conheci o “caxi” conhecido tamb´m como: (Coxi, Caxixe, Xoxó e Cachuchu kkk, mais o sabor é delicioso. amo como sempre que encontro nos lugares que estou passando e tenho vontade de comprar todo o estoque que vejo por ai, já até perdi por não dar conta de comer, pois não é durável. abraços a todos degustadores do Caxixe.

  12. Tenho sementes e frutos aos interessados chamar no zap 11983539107 fecho parcerias e faço trocas tambem

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.