Aspartame é cancerígeno? Conheça o edulcorante e seus usos

Um dos edulcorantes (ou adoçantes) mais utilizados pela indústria é o aspartame, amplamente usado em diversos produtos alimentícios adocicados.

Contudo, embora seu uso seja bem frequente, ele está prestes a ser considerado como “possivelmente cancerígeno” por um dos ramos da Organização Mundial de Saúde. Veja a seguir.

Aspartame (imagem: Canva)

Aspartame (imagem: Canva)

Aspartame é cancerígeno?

O aspartame é conhecido por estar presente em produtos como os refrigerantes, gomas de mascar, balas e sobremesas industrializadas em razão de sua alta capacidade adoçante; que é superior à do açúcar de mesa. Seu uso se dá pela indústria há mais de 40 anos em razão de não possuir um sabor residual (o que é uma diferença em relação a outros adoçantes), e por seu sabor bem doce.

Mas, uma avaliação feita pela Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer (Iarc), ramo da Organização Mundial de Saúde (OMS), juntamente com a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação sobre Aditivos Alimentares (JECFA), está prestes a colocá-lo como possivelmente cancerígeno a partir do dia 14 de julho.

Como ambas as pesquisas são complementares, o relatório final será divulgado no próximo mês, lembrando que ele não leva em consideração a quantidade consumida pelos indivíduos. Além disso, em 1981, uma avaliação da JECFA havia classificado o aspartame como seguro; o que, embora seja um argumento muito utilizado, desconsidera o fato de que mais de 40 anos de estudo separam essa classificação das novas descobertas do aspartame para a saúde.

Sabe-se que isso gera uma revolta grande da indústria de alimentos. Mas é importante ressaltar que, para além dos interesses financeiros das grandes indústrias alimentícias, existem centenas de pesquisas recentes apontando tal adoçante como potencialmente cancerígeno, o que gera uma certa desconfiança em relação a qualquer produto elaborado com tal edulcorante.

Be the first to comment on "Aspartame é cancerígeno? Conheça o edulcorante e seus usos"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.