Siriá é uma dança que faz parte da tradição e do folclore paraense; sendo muito popular em várias cidades do estado e presentes nas festividades de Cametá, Salinas e da capital Belém.
Siriá é considerada como uma das mais belas manifestações coreográficas do estado; sendo uma variante do batuque africano; que sofreu influência brasileira que a enriqueceu e a fez ficar muito bela.
Origem do Siriá
Reza a lenda que os escravos saíam para as lavouras sem alimento e só podiam caçar ou pescar ao entardecer; quando terminavam as tarefas daquele dia, mas nem sempre eles conseguiam alimento para todos os seus.
Numa tarde, a sorte estava com eles; pois a pesca foi muito boa e conseguiram vários siris para alimentar a todos e dançaram alegremente para comemorar tal fato.
Tal acontecimento começou a ficar frequente e a dança virou tradição ao final das tardes, após a pesca. Como eles chamavam de arroza, a plantação de arroz; cafeza a plantação de café; chamaram de siriá a pesca dos siris e a dança para comemoração dela.
📚 Baixe nosso Ebook Grátis!
Descubra os segredos dos Chás Anti-inflamatórios e melhore sua saúde de forma natural. Não perca esta oportunidade!
Quero meu Ebook!Ritmo do Siriá
A dança tem início com ritmo lento, aos poucos com os versos em desenvolvimento, a velocidade aumenta chegando a um ritmo quase frenético em sua rica coreografia; que é coerente aos versos cantados, que no momento do refrão, os pares fazem volteios com o corpo curvado para ambos os lados.
Os passos são animados por vários instrumentos tais como banjo, ganzá, reco-reco, flauta, pauzinhos, maracá e o canto é puxado por dois cantadores; no qual os dançarinos sorridentes, com roupas muito coloridas e enfeitadas com flores, executam seus passos com maestria, em uma dança que mistura a tradição dos negros, dos indígenas e a dos portugueses.
Bem-vindo ao Nosso Grupo de Saúde
Descubra como nossa comunidade pode ajudar você a alcançar um estilo de vida mais saudável e equilibrado. Junte-se a nós e comece sua jornada para o bem-estar hoje mesmo!
Entre no Nosso Grupo de WhatsApp