Sumaúma árvore versátil repleta de propriedades terapêuticas

5 (100%) 2 votes

Sumaúma (Ceiba pentranda) é nativa da Amazônia, muito popular entre os índios que a conhecem desde a antiguidade, além de considerá-la como “a mãe” de todas as árvores e Rainha das Florestas.

Ela sempre esteve presente em rituais e celebrações sagradas dos indígenas, principalmente dos maias; além de fazer parte da medicina popular.

Ela é conhecida em vários países e por vários nomes tais como no Brasil, sumaúma-barriguda, algodoeiro; Bolívia, mapajo; Colômbia, pochota; Costa Rica, ceiba; México, cotton tree; Panamá, long; Peru, kankantri e huimbre de altura; Suriname, kankantri; Cuba, ceiba; Belize, huimba de altura; Equador, ceibo; Guiana, kumaka; Honduras, ceiba; Nicarágua, ceiba bruja e Venezuela, ceiba yuca.

Cultivo da Sumaúma

É uma arvore de grande porte, que pode alcançar até 70 metros de altura; prefere várzeas, mas cresce em menos proporções, em locais com menos água. Possui folhas grandes, flores nas cores creme ou marrom e fruto na forma de cápsula. Propaga-se pelas sementes ou mudas.

Ela é formada por raízes que são chamadas de sapobemba, popularmente usadas na comunicação pela floresta, que é feita através de batidas em tais estruturas.

Propriedades Terapêuticas da Sumaúma

Ela possui diversas propriedades terapêuticas tais como anti-inflamatória, diurética, antibacteriana e antifúngica.

Benefícios da Sumaúma

Amplamente utilizada na medicina popular, onde sua seiva ajuda a aliviar conjuntivite. A decocção da casca é diurética, usada para curar a hidropsia do abdômen e malária.

Alguns componentes químicos obtidos da casca de suas raízes mostram moderada atividade para o controle dois tipos de bactérias (Bacillus subtilis e Staphylococcus aureus) e dois fungos (Aspergillus niger e Candida albicans). Suas raízes descobertas nas margens dos riachos secos dão excelente água potável no verão.

Sua paina é usada como uma alternativa ao algodão para encher almofadas, colchões e para isolamentos. Atualmente foi substituída por materiais sintéticos.

As sementes produzem um óleo usado para fabricar sabão, detergentes; além de  usadas como fertilizante.

Sua madeira, que possui alto poder de aproveitamento, é utilizada para fabricação de barcos, palitos de fósforos e painéis.

As folhas jovens podem ser usadas como alimento em uma variedade de receitas tais como cozidas, cruas em saladas, como enroladinho, bolinhos de folhas, sendo uma alternativa para a nutrição não convencional; além de ser chamada da PANC, Planta Alimentícia não Convencional.

Onde encontrar?

Ela é encontrada em sites que comercializam sementes e mudas de plantas, em painéis, projetos paisagísticos, em produtos de limpeza e fabricação de móveis.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Sumaúma ( foto fonte https://www.inaturalist.org/taxa/62809-Ceiba-pentandra)

Sumaúma ( foto fonte https://www.inaturalist.org/taxa/62809-Ceiba-pentandra)

Sumaúma ( foto fonte https://tropicalnaturalhistory.org/2012/07/21/kapok/)

Sumaúma ( foto fonte https://tropicalnaturalhistory.org/2012/07/21/kapok/)

Be the first to comment on "Sumaúma árvore versátil repleta de propriedades terapêuticas"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.