Pracaxi: considerado como elixir amazônico protetor da saúde

Pracaxi (Pentaclethra macroloba) é uma planta originada na Floresta Amazônica, amplamente conhecida na região norte brasileira como grande aliada da saúde e beleza. Ela possui outros nomes tais como aracaxi, parauaxi, paroacaxi, pau-mulato, pracaqui e tarauaxi.

Descrição

É uma árvore de médio porte, que pode atingir até 14 metros de altura, prefere solos úmidos e bem nutridos. Possui flores compostas e floração em formato de espiga na cor branca. Seu fruto possui forma de vagem. Sua propagação é pelas sementes ou mudas. Possui madeira avermelhada e bem resistente.

Suas sementes são colhidas em rios, igarapés e lagos da floresta pelos ribeirinhos, que as colocam para secar ao sol para fins de comercialização ou para preparação de remédios da medicina popular.

Pracaxi (foto http://www.plantasyhongos.es/herbarium/p/Pentaclethra_macroloba_05.jpg)

Propriedades Medicinais

Ela possui propriedades antibiótica, anti-inflamatória, cicatrizante, hidratante, inseticida, umectante e depurativa. A planta é amplamente empregada na medicina popular para tratamento de diversos males.

Serve para quê?

É popularmente usada contra picadas de cobras, cicatrização de úlceras, cicatrização dérmica pós parto cesariana, além de atividade inseticida.

Ela é empregada na recuperação de áreas degradadas e sua madeira em pequenas construções e fabricação de mourões.

Ela é muito importante para a cosmetologia que a utiliza para a fabricação de variados cosméticos para a saúde da pele e do cabelo.

O óleo produzido de suas sementes é empregado ainda em massagens, banhos relaxantes e em diversos tratamentos de beleza. Ele é considerado como o elixir da Amazônia; além de usado como repelente do mosquito da febre amarela.

Pracaxi ( foto fonte http://aromasemuitomais.blogspot.com.br/2012/06/pracaxi-silicone-natural.html)

Pracaxi ( foto fonte http://aromasemuitomais.blogspot.com.br/2012/06/pracaxi-silicone-natural.html)

Sua casca macerada, em forma de emplastro, é usada pelos amazonenses para evitar os efeitos do veneno da picada de cobras e escorpiões.

A produção do óleo artesanal, acontece com o cozimento de suas sementes que são maceradas em pilão. As famílias ribeirinhas sempre têm um frasco do óleo, pois ele é usado para alívios de vários males e tal costume é passado de geração a geração.

Onde encontrar?

Ele é encontrado em feiras livres, mercados municipais, principalmente na região norte; em casas que vendem produtos naturais e sites que comercializam sementes e mudas de plantas.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses são prejudiciais à saúde.

Be the first to comment on "Pracaxi: considerado como elixir amazônico protetor da saúde"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.