Flor-de-cera, trepadeira muito usada na ornamentação de jardins

Rate this post

Você muito provavelmente já ouviu falar na flor-de-seda, uma cactácea muito utilizada na decoração. Mas você sabia que existe também a flor-de-cera? Isso mesmo! De nome científico Hoya spp., as flores-de-cera são de origem asiática e australiana, e se adaptaram muito bem ao clima quente existente no Brasil; de modo que sua floração se dá principalmente na primavera e no verão, quando seus buquês passam a enfeitar os jardins e as cercas de diversas casas.

Flor-de-Cera (foto: https://www.fazfacil.com.br/jardim/trepadeira-flor-de-cera/)

Características das espécies

A flor-de-cera é, assim como as demais espécies de plantas com flores, uma angiosperma; sendo esta planta da família da família Apocynaceae, uma das maiores famílias botânicas das quais se tem conhecimento. Essa bela planta perene apresenta folhas de consistência coriácea, lembrando a folha do abacate, sendo capazes de acumular água, o que as torna bem carnosas. Por ser uma trepadeira, possui um caule tortuoso com raízes adventícias que auxiliam na sua fixação ao substrato.

Contudo, o que realmente chama a atenção nessa espécie são suas inflorescências e suas flores, que possuem um delicado formato de estrela; com coloração branca ou levemente rosa, formando uma estrutura semelhante a um buquê. Além disso, não é somente pela beleza de suas flores que ela é utilizada na ornamentação e muito procurada por polinizadores: seu perfume adocicado também é inigualável.

Flor-de-cera (foto: https://revistanatureza.com.br/bela-do-jardim/)

Como cuidar de uma flor-de-cera?

Caso você tenha se interessado por essa bela planta, aí vai uma excelente notícia: ela quase não precisa de cuidados extras. Para seu plantio, o ideal é que o solo seja rico em matéria orgânica, sendo ideal a presença de minhocas para garantir a produção de húmus. Além disso, é importante que ela seja cultivada a meia sombra, visto que a luz direta do sol pode danificar suas folhas; e perto de cercas ou muros nos quais ela possa se apoiar para crescer.

No que se refere às regas, o ideal é que elas sejam bem frequentes nas épocas mais quentes, nas quais normalmente ocorre floração; e sejam reduzidas em climas mais amenos, visto que a perda de água é menor pelas folhas. Caso seja necessário adubar, o interessante é que seja feito pouco antes da florada, para garantir que as flores estejam exuberantes na primavera.

Uma curiosidade sobre a flor-de-cera consiste no fato de que ela pode enraizar ao tocar no solo; o que faz com que esse processo seja muito utilizado para a produção de mudas, uma vez que elas possuem grande capacidade de enraizamento.

Be the first to comment on "Flor-de-cera, trepadeira muito usada na ornamentação de jardins"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.