Escova-de-garrafa, árvore ornamental conhecida por sua beleza peculiar

Dentre as espécies de plantas existentes no país, a escova-de-garrafa é uma daquelas que parece ter sido desenhada a mão; e que atrai a atenção e curiosidade de muitas pessoas por diversos cantos do Brasil.

Conhecida também como calistemo e lava-garrafas, a planta cujo nome científico é Callistemon spp. tem origem na Austrália, e é bastante adaptada aos climas temperado, tropical e subtropical.

Escova-de-garrafa (imagem: Canva)

Características da espécie

A escova-de-garrafa é uma angiosperma dicotiledônea que faz parte da família Myrtaceae, onde estão classificadas outras belas plantas como a pitanga, goiaba e araçá; que se caracterizam por serem espécies lenhosas, cujas flores são hermafroditas, e normalmente brancas ou vermelhas.

A calistemo, por sua vez, possui um ciclo de vida perene, e uma altura que pode chegar até os 10 metros. Suas folhas são bem pequenas, de consistência coriácea, possuem um aroma característico; e vão adquirindo tons mais bronzeados à medida que vão envelhecendo.

Contudo, o fato que chama a atenção nessa planta, e que lhe confere inclusive seu nome popular são suas inflorescências, que possuem a forma de um cilindro; sendo que as flores que a compõe são ricas em estames avermelhados, dispostos no formato de uma escova de limpar garrafas, o que explica seu nome comum.

Em razão disso, atrai muitos polinizadores, como os beija-flores, na época de sua floração, que ocorre entre o inverno e a primavera. Já seus frutos são cápsulas bem lenhosas, e bem pequenas.

Calistemo (imagem: Canva)

Como cuidar da Escova-de-garrafa?

Trata-se de uma espécie não muito exigente, que requer poucos cuidados para que se mantenha vistosa.

Desse modo, para obter uma calistemo, o ideal é plantar sementes ou estacas de alguns de seus ramos, em solo que não necessita ser muito fértil. Embora seja uma planta que se adapte bem tanto a solos mais encharcados, quanto a solos secos, é importante que as regas sejam feitas frequentemente quando jovem, e após estabelecida, pode-se aguar em torno de uma vez por semana.

A escova-de-garrafa também é uma planta muito tolerante a climas mais amenos, e que é capaz de sobreviver até mesmo em geadas; embora seu crescimento seja melhor sob sol pleno. Além disso, caso a floração precise ser estimulada, uma alternativa é adubar bastante o solo, e realizar algumas podas, que não devem ser exageradas para não atrapalhar o desenvolvimento da planta.

Árvore da Escova-de-garrafa (imagem: Canva)

Árvore da Escova-de-garrafa (imagem: Canva)

Be the first to comment on "Escova-de-garrafa, árvore ornamental conhecida por sua beleza peculiar"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.