Bougainvillea, planta de coloração exuberante que enfeita as roças brasileiras

Rate this post

A bougainvillea (Bougainvillea spp.), também chamada de três marias e flor primavera, é uma planta que chama a atenção nos quintais brasileiros. Nativa do Brasil, é uma espécie encontrada principalmente nos climas tropical, subtropical e equatorial, sendo cultivada em quase todas as regiões; principalmente com fins decorativos, haja vista a beleza de suas flores.

Bougainvillea (foto: Ângela Quinelato – www.coisasdaroca.com)

Descrição da espécie

A flor primavera é uma das representantes das angiospermas, grande grupo que compreende todas as plantas que possuem flores e frutos, como a espatódea, os ipês, e a macieira, por exemplo. Dentro desse grupo, a bougainvillea está classificada como uma eudicotiledônea da família Nyctaginaceae. Essa família botânica abriga principalmente plantas de porte arbustivo, e que são bastante adaptadas a climas mais quentes.

Desse modo, pode-se fazer a descrição das espécies de Bougainvillea spp., as quais se caracterizam por um porte arbustivo ou arbóreo, que pode chegar a um comprimento de cerca de 20 metros. Além disso, são plantas lenhosas, com caule extremamente ramificado e com espinhos; sendo perenes em regiões mais chuvosas, e decíduas em regiões onde há índices pluviométricos mais baixos. Ressalta-se ainda, que muitas das vezes a três marias pode ser encontrada como trepadeira em muros e cercas.

Contudo, o que realmente chama a atenção nessa planta são suas inflorescências, as quais são constituídas por pequenas flores brancas ou em tons de creme, e que são permeadas por brácteas coloridas, as quais contribuem fortemente para a atração de polinizadores. Desse modo, por apresentarem cores diversas, como púrpura, rosa claro, coral, dentre outras, é muito utilizada na ornamentação de jardins e áreas externas.

Bougainvillea (foto: Ângela Quinelato – www.coisasdaroca.com)

Como cultivar a Bougainvillea?

Embora não seja uma planta tão exigente em relação ao solo, o ideal é que esse seja mais fofo e fértil. Além disso, as espécies de três marias possuem preferência por uma rega mais profunda, ao invés de pequenas regas esporádicas; sendo necessário tomar cuidado para não deixá-la murchar, pois isso pode contribuir para uma menor floração. Ressalta-se também que as podas devem ser feitas em um momento quando não há inflorescências ou botões florais.

Uma utilização bem interessante dessa espécie consiste na ornamentação de alguns postes de ferro ou de madeira, que tornam o ambiente ainda mais colorido e encantador. Contudo, além de utilizações ornamentais, essa planta possui fins medicinais, de modo que é utilizada para o tratamento de diabetes; além de possuir propriedades antibacteriana, antiviral, anti-inflamatória, antioxidante, dentre outras. Ressalta-se que a parte utilizada para a preparação das infusões são as inflorescências.

Bougainvillea (foto: Ângela Quinelato – www.coisasdaroca.com)

 

Be the first to comment on "Bougainvillea, planta de coloração exuberante que enfeita as roças brasileiras"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.