Mussambê, uma planta com importantes propriedades medicinais

Mussambê, beijo-fedorento, planta-aranha ou cleome, são os variados nomes pelos quais uma planta herbácea (ou subarbustiva) de folhas palmadas e lindas inflorescências é conhecida.

Trata-se de  uma espécie invasora, que adora solos encharcados, raramente usada em ornamentação, apesar da beleza de suas flores. O pouco uso como planta ornamental deve-se, principalmente, à presença de espinhos ao longo do caule. E como a planta solta vários galhos, acaba ocupando uma área bastante expressiva, apesar de raramente ultrapassar 1 metro de altura.

Mussambê (imagem: Evandro Marques - Site Coisas da Roça)

Mussambê (imagem: Evandro Marques – Site Coisas da Roça)

Características da espécie

Do ponto de vista taxonômico, a planta é uma angiosperma dicotiledônea (como o ipê, a mangueira, a parreira, o feijoeiro…) e produz inflorescências terminais (tipo corimbo) nos ramos, com flores hermafroditas e coloração variando do branco ao rosa, levemente odoríferas.

Em virtude da beleza e do odor, as flores atraem muitas borboletas e abelhas da espécie Apis mellifera e até algumas espécies de abelhas sem ferrão, como a jandaíra. O fruto literalmente explode quando as sementes estão maduras, lançando-as até alguns metros de distância da planta-mãe; em pouco tempo, a planta acaba vai ocupando os espaços ao seu redor. Lembre: é invasora!

Mussambê (imagem: Evandro Marques - Site Coisas da Roça)

Mussambê (imagem: Evandro Marques – Site Coisas da Roça)

Benefícios do Mussambê

Um trabalho realizado por pesquisadores da Universidade do Cariri revelou que a espécie pode auxiliar no tratamento de doenças como candidíase, doença de Chagas e leishmaniose.

O chá de suas raízes é utilizado no combate de processos inflamatórios, tosse, asma ou bronquite; já o sumo das folhas é usado no tratamento de otites e feridas.

Be the first to comment on "Mussambê, uma planta com importantes propriedades medicinais"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.