Ave do paraíso, uma das plantas ornamentais mais famosas do Brasil

Dentre as plantas ornamentais mais conhecidas no Brasil, a ave do paraíso é uma das mais peculiares, seja por sua coloração, ou seu formato típico. Considerada a “rainha dos jardins”, essa bela planta chama a atenção por sua imponência, sendo uma das queridinhas dos paisagistas e decoradores.

De origem africana, a espécie Strelitzia reginea tem um desenvolvimento muito bom em terras brasileiras, principalmente em razão do clima tropical ao qual está muito bem adaptada; fazendo com que ela permaneça bela e saudável por longos períodos de tempo.

Ave do paraíso (imagem: Pixabay)

Conheça a espécie

A ave do paraíso, assim como as demais plantas com flores, se trata de uma representante do grande grupo das angiospermas; sendo uma monocotiledônea da família Strelitziaceae. Caracteriza-se por apresentar caule do tipo rizoma, folhas mais duras, com pecíolo longo, chegando a uma altura média de 1,5 metro.

Contudo, o que realmente chama a atenção dos olhares mais curiosos são suas inflorescências, as quais possuem flores azuis e laranjas, de comprimento médio de 12 centímetros; estigmas azuis em formato de flecha; e que apresenta o formato de uma ave. Após sua floração, que ocorre principalmente entre as estações de primavera e verão, há o desenvolvimento de um fruto do tipo cápsula, que é indispensável à dispersão da espécie.

Ave do paraíso (imagem: Pixabay)

Como cuidar da Ave do paraíso?

Assim como boa parte das plantas ornamentais, para que haja o bom desenvolvimento da ave do paraíso, é necessário que ela seja plantada em um solo fértil, com bastante matéria orgânica. Além disso, embora seja uma planta que tolera bem climas tropicais, é necessário que a rega seja frequente, em torno de 2 vezes na semana, e que o solo seja bem drenado, evitando o encharcamento; e que esporadicamente sejam realizadas podas, retirando assim as folhas mais velhas.

Além disso, é importante que a ave do paraíso seja cultivada sob sol pleno ou meia sombra; sendo portanto, uma planta que não se desenvolve tão bem em ambientes exclusivamente sombreados. É importante ressaltar também que, por apresentar raízes carnosas, não é recomendado que seu plantio seja feito em vasos, pois isso pode prejudicar o desenvolvimento adequado da espécie.

Vale destacar ainda que, por possuir uma floração de longa duração, é muito utilizada em jardins e áreas abertas; sendo uma excelente planta para atrair polinizadores como os beija-flores, haja vista que possui nectários florais no seu interior.

Be the first to comment on "Ave do paraíso, uma das plantas ornamentais mais famosas do Brasil"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.