Nativa do continente africano, a flor-borboleta é uma planta que se adaptou muito bem ao clima brasileiro, podendo ser encontrada em praticamente todas as regiões.
A planta pertence à família Lamiaceae, uma grande família botânica com mais de 7300 espécies catalogadas e que se desenvolve muito bem em locais de clima tropical e subtropical.
Nesta família estão plantas muito aromáticas, como o alecrim e o manjericão; este, um componente imprescindível das famosas pizzas margherita. Também o orégano, a hortelã, o rosmaninho e o mané-mago são integrantes desta vasta família de plantas muito aromáticas e com importantes propriedades terapêuticas.
Como reconhecer a flor-borboleta?
Se a planta estiver com flor, não há como errar. Suas flores possuem tonalidades de azul e os estames (aqueles palitinhos com uma dilatação na ponta, onde são produzidos os grãos-de-pólen) são pendentes, arqueados para a frente da flor. A coloração azulada acaba por atrair abelhas, que são agentes polinizadores.
A planta é um arbusto, com caule bastante tenro e folhas elípticas, lisas, de coloração verde brilhante.
📚 Baixe nosso Ebook Grátis!
Descubra os segredos dos Chás Anti-inflamatórios e melhore sua saúde de forma natural. Não perca esta oportunidade!
Quero meu Ebook!Cuidados no cultivo:
A flor borboleta (Rotheca myricoides) não tolera invernos rigorosos. Se você, leitor, mora em local de inverno rigoroso e tem interesse em cultivá-la em seu jardim, tome o cuidado de plantá-la em vasos e de colocá-la ao abrigo do frio durante a estação.
Agora, se você é morador em uma região de muito sol, é aconselhável deixar a planta em ambiente mais sombreado; ela terá melhor desempenho que se deixada diretamente exposta ao sol. Como as folhas apresentam uma cutícula muito fina, acabam perdendo muita água para a atmosfera e murcham.
A planta exige solo úmido (regas frequentes) e rico em matéria orgânica. Sua propagação é facilmente conseguida por meio de estaquia ou de mergulhia.
Como a planta pode atingir até uns 3 metros de altura, aconselha-se fazer podas frequentes, retirando os galhos com flores velhas e murchas. Dessa forma, nos brotos surgirão e novas flores abrirão.
Bem-vindo ao Nosso Grupo de Saúde
Descubra como nossa comunidade pode ajudar você a alcançar um estilo de vida mais saudável e equilibrado. Junte-se a nós e comece sua jornada para o bem-estar hoje mesmo!
Entre no Nosso Grupo de WhatsApp