Aplicações e propriedades medicinais da Vulnerária

Vulnerária (Anthyllis vulneraria) é de origem europeia, muito popular entre os portugueses; além de conhecida popularmente como trevo-areia.

Descrição

A herbácea possui ciclo anual e perene. É composta por folhas e capítulos florais cobertos de pelos suaves; suas flores são de cor amarelada, rosada ou púrpura e chamam a atenção pela beleza; além de atrair muitos insetos.

Pouco exigente em relação ao solo, rega e temperatura, sendo encontrada em várias regiões do planeta. Tolera bem locais arenosos e pode ser encontrada até em dunas e locais de grandes altitudes.

Vulnerária

Vulnerária (foto https://commons.wikimedia.org/)

As flores são preferidas pelas abelhas e considerada como planta melífera. Os frutos são em forma de vagem. Propaga-se por mudas e sementes.

Propriedades medicinais

Ela é rica em propriedades medicinas tais como depurativa, cicatrizante, adstringente, laxativa e anti-inflamatória; além de possuir os princípios ativos taninos, saponinas e flavonoides.

Serve para quê?

Ela é usada na medicina popular, para alívio de erupções cutâneas, feridas de cicatrização lenta, feridas leves, cortes e contusões. Ela é usada como corante e suas flores são empregadas na preparação de chás.

Vulnerária

Vulnerária (foto https://jb.utad.pt)

Usada ainda para finalidades ornamentais, pois suas flores embelezam os espaços, colorindo a paisagem com sua colorida floração; além de ser de fácil cultivo.

Onde encontrar?

Ela habita locais abandonados, beiradas de estradas, jardins e pode ser empregada em projetos paisagísticos, em variadas formas.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médicos e em altas doses podem ser extremamente prejudiciais à saúde.

Be the first to comment on "Aplicações e propriedades medicinais da Vulnerária"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.