Hena (Lawsonia inermis) é uma planta arbustiva de origem indiana, mas conhecida em diversas regiões do planeta, sendo muito popular no Oriente Médio.
Ela é usada para fabricação de corantes de variadas cores, sendo usada desde os tempos mais remotos; seja como cosmético ou por causa de suas propriedades terapêuticas.
Descrição

O arbusto possui ramos longos e pode alcançar até três metros de altura. Possui flores brancas ou avermelhadas, em forma de panícula, que exalam um odor adocicado, e são preferidas pelos insetos.
Os frutos são pequenos e em forma de cápsula marrom globosa.
A planta é bem tolerante a variação de temperatura e frequência de rega. Propaga-se por mudas ou por sementes.
📚 Baixe nosso Ebook Grátis!
Descubra os segredos dos Chás Anti-inflamatórios e melhore sua saúde de forma natural. Não perca esta oportunidade!
Quero meu Ebook!De suas folhas é extraída uma tintura castanho avermelhada, a qual é usada há milênios, para pinturas corporais e para as mais diversas finalidades.
Propriedades medicinais
Ela possui propriedades medicinais tais como antibiótica, antibacteriana, antifúngica, antiparasitária, antiviral, anticâncer, antidiabética, anti-inflamatória e cicatrizante; além de ser protetora da pele.
Serve para quê?
O corante também pode ser extraído de suas flores, além de muito usado no norte de África e no Sul da Ásia, seja para colorir os cabelos de castanho, castanho-avermelhado, vermelho, baio ou laranja (dependendo da cor natural do cabelo), seja para tatuar as mãos e corpo temporariamente.
O ritual de pintar a pele é um costume muito presente na Índia, pois a noiva tem sua pele coberta com vários e belos desenhos, no dia de seu casamento.
Usada ainda para coloração das sobrancelhas, nas quais a tinta é aplicada entre um fio e outro para disfarçar as falhas. O tempo de duração é de aproximadamente duas semanas, mas se a pele for oleosa esse processo de desbotamento pode ser mais rápido.
O corante de hena é comercializado pela indústria de cosméticos; no entanto, há produtos com aditivos que, para dar um tom mais escuro ao corante, podem causar problemas de saúde.
Na medicina popular, ela é usada em forma de chá, para alívio de diversos males e cicatrização de feridas, sendo muito conhecida na medicina indiana.
Onde encontrar?
Ela é comercializada em sites que vendem sementes e mudas de plantas. O corante fabricado a partir da planta é facilmente encontrado em drogarias e farmácias.
As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.
Bem-vindo ao Nosso Grupo de Saúde
Descubra como nossa comunidade pode ajudar você a alcançar um estilo de vida mais saudável e equilibrado. Junte-se a nós e comece sua jornada para o bem-estar hoje mesmo!
Entre no Nosso Grupo de WhatsApp