Toranja é um híbrido versátil para a saúde e na culinária

Toranja (Citrus paradisi) é uma planta de origem americana, mas encontrada também na África e Ásia, conhecida por vários nomes tais como Jamboa, Laranja-vermelha, Laranja-romã, Pomelo, Tangelo e Grapefruit.

Cultivo

A toranjeira se adapta facilmente em qualquer tipo de solo e temperatura, sendo encontrada em diversas regiões do planeta. Atinge até dois metros de altura, produz flores brancas, preferidas pelas abelhas.

Os frutos são  de tamanho mediano, com alto teor de acidez e amargor, nas cores amarela, vermelha ou verde. A polpa também pode ter cores diversas, indo do branco ao vermelho arroxeado. Propaga-se por mudas ou sementes.

Toranja (foto //www.pureplantessentials.com)

Toranja (foto //www.pureplantessentials.com)

Propriedades medicinais

A fruta é rica em fibras, vitaminas A, B e C, carboidratos e sais minerais tais como potássio, cálcio, ferro, zinco e magnésio; além de apresentar várias propriedades medicinais tais como antidepressiva, adstringente, desintoxicante, antioxidante, anti-séptica, estimulante, diurética, desinfetante, resolutiva, estimulante e tônico geral.

Serve para quê?

Seu extrato seco concentrado pode auxiliar na prevenção e no tratamento do câncer, pois protege o organismo do estresse oxidativo; além de fortalecer o sistema imunológico e ajudar na prevenção do envelhecimento precoce.

O óleo extraído da planta, ajuda na saúde da pele, eliminando oleosidade e acnes; além de ajudar a melhorar a celulite e a gordura localizada, em massagens estéticas. Excelente para a pele e couro cabeludo, ajudando a controlar a oleosidade e a produção de sebo.

O óleo essencial é um poderoso antidepressivo, sendo usado em tratamentos de massagem e aromaterapia, pois ajuda acalmar; além de revigorar, aliviar o stress, cansaço mental, fadiga, tristeza e melancolia.

Toranja

Toranja

A fruta e folhas são utilizadas para fazer sucos, salada de fruta, bolos, chás, compotas e doces, sendo muito comum encontrar o pé da planta nos quintais das casas de roça.

O óleo essencial da planta é amplamente utilizado pelas indústrias farmacêuticas e cosmetológica para a preparação de variados cosméticos e remédios para a saúde do estômago e intestino.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Be the first to comment on "Toranja é um híbrido versátil para a saúde e na culinária"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.