Tília (Tilia platyphyllos Scop) é uma grande árvore nativa da Europa; que se espalhou por várias regiões devido às propriedades medicinais; que são utilizadas na medicina popular, desde os tempos mais remotos.
Conheça a Tília
É uma árvore que atinge entre 20 e 40 metros de altura, possui copa frondosa com belas flores brancas brancas ou amareladas, que são visitadas por abelhas. Pouco exigente em relação ao solo e temperatura, mas prefere locais mais úmidos e solos rochosos sem encharcamento. Propaga-se por sementes, mudas e estaquias.

Tília (Foto fonte http://www.botanickafotogalerie.cz/fotogalerie.php?latName=Tilia%20platyphyllos&showPhoto_variant)
Propriedades da Tília
Ela é rica em vitamina C, óleos essenciais, flavonoides, taninos e manganês. Possui propriedade calmante, antidepressiva, analgésica, sudorífera, antioxidante, calmante, anti-inflamatória, digestiva, ansiolítica, depurativa e anti-espasmódica.
Ela possui ainda os compostos antioxidantes, como a quercetina e cumarina, que previnem a formação de radicais livres que podem causar apoptose ou mutação em células saudáveis, o que pode levar ao câncer.
Ela é usada na fabricação de variados cosméticos pela indústria de cosmetologia para rejuvenescimento da pele. Na medicina popular, é utilizada em forma chá, preparado com suas folhas, para alívio de febre, gripes, catarros, calmante, dores de cabeças; além de aliviar o stress, melhorar a qualidade do sono, prevenir o envelhecimento precoce e fortalecer o sistema imunológico.
As cascas usadas em forma de chá, são empregadas na medicina popular, para alívio de infeções do fígado, além de aliviar os efeitos da celulite.
O mel extraído das flores é considerado como um dos produtos de maior importância e qualidade.
Sua madeira leve e macia, é amplamente utilizada na fabricação de estatuetas e utensílios domésticos. A bela árvore possui valor ornamental, além de proporcionar muita sombra.

Tília (Foto: http://www.actaplantarum.org/floraitaliae/viewtopic.php?t=66298)
Onde encontrar a Tília?
Em grandes vegetações, parques, praças, em produtos cosméticos, em casas que vendem produtos naturais e em sites que comercializam sementes e mudas de plantas.
As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.
Be the first to comment on "Tília: usada desde a antiguidade repleta de propriedades para a saúde"