Pariparoba é uma planta que possui diversas aplicações

Pariparoba (Piper umbellatum) é de origem americana, sendo muito popular na América Central; além de conhecida popularmente por caapeba, catajé, capeua, capeba, caapeba, pariparoba-do-mato, pariparova e periparoba.

Ela é encontrada em diversas regiões brasileiras; além de amplamente empregada na medicina popular.

Cultivo

A planta possui ciclo perene, é de fácil cultivo, prefere clima tropical, solos ricos em nutrientes, rega constante sem encharcamento. Ela pode alcançar até um metro e meio de altura. Possui folhas pecioladas, largas e ovaladas.

Pariparoba (//tropical.theferns.info/)

Pariparoba (//tropical.theferns.info/)

As flores pequenas e discretas, possuem tonalidade creme-esverdeada; além de reunidas em inflorescências axilares espigadas de 4 a 8 cm de comprimento. Os frutos são pequenos, com sabor adocicado; além de comestíveis. Ela é propagada por sementes, rebentos da raiz ou estacas.

Propriedades

A planta é rica em propriedades terapêuticas tais como anti-inflamatória, antisséptica, digestiva, cicatrizante, vermífuga, diurética, antiescorbútica, carminativa, estomáquica e aperiente.

Serve para quê?

A planta é amplamente utilizada na medicina popular, sendo as folhas, raízes, cascas e sementes, empregadas para alívio de feridas, limpeza de machucados, para a digestão, azia, prisão de ventre, distúrbio renal e para a saúde da pele. Em forma de emplastro, é utilizada para aliviar furúnculos e queimaduras. A raiz, em forma de decocção é conhecida como um poderoso digestivo; além de aliviar problemas intestinais.

Pariparoba (foto www.redevivamelhor)

Pariparoba (foto www.redevivamelhor)

Ela é amplamente utilizada na culinária, pois suas folhas são refogadas, ou empregadas em saladas; além de usadas para embrulhar outros alimentos para o cozimento. O caule também é aproveitado como condimento e acompanhado por arroz.

O extrato é utilizado em spas, em massagens para melhorar a saúde da pele. O óleo essencial é empregado para melhorar os aspectos da pele, durante o tratamento de quimioterapia para amenizar o câncer de pele.

Onde encontrar?

Comumente cultivada em hortas domésticas; além de comercializada em farmácias de manipulação e sites que vendem plantas e sementes.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Be the first to comment on "Pariparoba é uma planta que possui diversas aplicações"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.