Cantarelo é rico em fibras, sais minerais e propriedades terapêuticas

5 (100%) 1 vote

Cantarelo (Cantharellus-cibarius) é um cogumelo muito apreciado pelos europeus e norte-americanos, utilizado em diversas receitas culinárias, sendo preferido por variados chefs de cozinha. Ele é conhecido ainda por girole e cogumelo ouro.

Conheça o Cantarelo

Ele é encontrado em matas de eucaliptos, pinhais, sobreiras e azinhais, adaptável a qualquer tipo de solo, sendo comumente encontrado em abundância. Tem preferência por solos calcários e térmicos.

Cantarelo (foto //www.freenatureimages.eu)

Cantarelo (foto //www.freenatureimages.eu)

Ele é um cogumelo micorrízico, encontrado associado a resinosas e a folhosas, maioritariamente sobreiros e outros carvalhos. Frutifica desde a primavera até finais do outono.

Ele possui tampa superior, em forma de funil, cujo diâmetro pode atingir até 10 cm, com margem irregular e ondulada, que é sua parte comestível. A cor varia de amarelo-claro a amarelo-profundo de gema de ovo.

O caule é  da mesma cor, ou um pouco mais pálido que a tampa; e atinge até 2 centímetros de comprimento. Propaga-se pelos esporos amarelados, que variam para um tom rosado.

Nutrientes e propriedades terapêuticas

Ele é rico em propriedades antibacteriana, anti-inflamatória e anticancerígena. Contém sais mineiras tais como o cobre, selênio e potássio; além das fibras, proteínas e vitaminas A e do complexo B.

Sua ingestão auxilia no alívio de inflamações, doenças autoimunes, na prevenção do câncer e na boa saúde intestinal; além de ajudar no fortalecimento do sistema imunológico.

Cantarelo (foto //www.nlnature.com/F)

Cantarelo (foto //www.nlnature.com/F)

Serve para quê?

Ele é apreciado por causa de seu delicioso aroma frutado, que remete ao damasco. Ele é usado em diversas receitas culinárias, tais como sopas, molhos, risotos, guisados e até na preparação de sorvetes.

Onde encontrar?

Ele é comercializado em sites e em casas que vendem produtos orgânicos e veganos.

Be the first to comment on "Cantarelo é rico em fibras, sais minerais e propriedades terapêuticas"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.