Com uma variedade enorme de nomes, o pacová é uma planta ornamental oriunda da Ásia e que apresenta importantes propriedades medicinais.
Nesta postagem, o foco é na espécie conhecida como Alpinia zerumbet, conhecida como louro-de- baiano, macaçá (macassá), jardineira, colônia, cardamomo-do-mato, cana-do-brejo e outros. Trata-se de uma zingiberácea, família botânica onde estão plantas bastante conhecidas como o gengibre e o açafrão-da-terra (cúrcuma).
Características da planta
A planta apresenta um caule subterrâneo do tipo rizoma (como curiosidade, o que usa do gengibre é o rizoma também) de onde sai um pseudocaule formado pelas bainhas das folhas, que são longas e com uma coloração verde brilhante.
A planta produz flores organizadas em cachos pendentes, com coloração esbranquiçada ficando rosada mais na ponta, com odor bastante suave. O fruto é uma cápsula, com muitas sementes.
Propagação da planta
Embora a planta possa ser propagada por meio de sementes, a forma mais rápida (e utilizada pelo homem) é o plantio de rizomas com um pouco de raiz. Em poucos dias, surgem brotos que tendem a formar uma touceira.
📚 Baixe nosso Ebook Grátis!
Descubra os segredos dos Chás Anti-inflamatórios e melhore sua saúde de forma natural. Não perca esta oportunidade!
Quero meu Ebook!Propriedades medicinais do Pacová
Na medicina popular, o pacová é usado como calmante, antiestresse, purificação sanguínea, vermífuga, diurética e para reumatismo. Neste último caso, recomenda-se colocar uns rizomas em alguma bebida (ex.: vinho, cachaça) e deixar por pelo menos uns 15 dias. Depois, toma-se uma pequena dose 1 ou 2 vezes ao dia.
Segundo publicação no site do IF Sul de Minas, o uso do pacová como medicamento eficaz e seguro para hipertensos, é tema de estudos químicos, farmacológicos e clínicos.
Bem-vindo ao Nosso Grupo de Saúde
Descubra como nossa comunidade pode ajudar você a alcançar um estilo de vida mais saudável e equilibrado. Junte-se a nós e comece sua jornada para o bem-estar hoje mesmo!
Entre no Nosso Grupo de WhatsApp