Levístico (Levisticum officinale) é uma erva de origem europeia, conhecida popularmente por levítico, erva maggi ou ainda folhas de legística; além de amplamente usado na medicina popular.
A erva é da mesma família do Endro, da Angélica e da Salsa, usada também para aromatização de variadas receitas culinárias e conhecida por suas propriedades medicinais.
Descrição
A erva possui ciclo perene e pode atingir quase 2 metros de altura, prefere solos arenosos, luz solar direta e rega constante sem encharcamento.

Produz flores amarelas em forma de cacho, que aparecem na primavera. Seus pequenos frutos possuem pequenas sementes, que são responsáveis por sua propagação.
Propriedades Medicinais
A planta é rica em propriedades medicinais tais como digestiva, expectorante, anti-inflamatória, aromatizante, diurética, cicatrizante e carminativa.
📚 Baixe nosso Ebook Grátis!
Descubra os segredos dos Chás Anti-inflamatórios e melhore sua saúde de forma natural. Não perca esta oportunidade!
Quero meu Ebook!Serve para quê?
Na medicina popular, é usado desde a antiguidade na saúde do sistema digestivo e no sistema respiratório; além de aplicado na melhora da indigestão, perda de apetite, cólicas, na cicatrização de feridas, na melhora das acnes e da bronquite.
Na culinária é usado como condimento para aromatizar saladas, sopas e guisados; além de fazer parte de variadas preparações.
As folhas podem ser consumidas cruas ou cozidas como o aipo, ou usadas como tempero, podendo ser usada no lugar da salsa ou salsinha, embora seu sabor seja mais forte.
As sementes são semelhantes às sementes do funcho e do cominho, e podem ser usadas em pães, doces e na preparação de variados biscoitos.

As raízes apresentam sabor muito forte, mas também podem ser consumidas cruas ou cozidas. Após a secagem, podem ser raladas e usadas como condimento.
As flores são aproveitadas como picles, em pratos marinados; na fabricação de caldos de carne industriais, sopas e ensopados.
O óleo extraído da planta é amplamente utilizado pelas indústrias farmacológica e cosmética; além de empregado em tratamentos e massagens em variados spas.
Onde encontrar?
A planta é comercializada em sites, em farmácias de manipulação, em drogarias e em feiras livres e mercados municipais.
As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.
Bem-vindo ao Nosso Grupo de Saúde
Descubra como nossa comunidade pode ajudar você a alcançar um estilo de vida mais saudável e equilibrado. Junte-se a nós e comece sua jornada para o bem-estar hoje mesmo!
Entre no Nosso Grupo de WhatsApp