Endro, desde a antiguidade oferecendo benefícios à saúde

Endro (Aneto dill) de origem asiática, é muito popular entre os russos, escandinavos e indianos; que não dispensam a erva de sabor refrescante em suas preparações culinárias. Ele é conhecido também como aneto, endrão, anega ou dill. Aos poucos vem conquistando seu espaço entre os brasileiros.

Ele é utilizado desde os tempos mais remotos como planta medicinal entre os egípcios, gregos e romanos;  seja como calmante, digestivo ou fortificante; pois por muito tempo os gladiadores o utilizavam em sua alimentação, para garantir força física e vitalidade.

Conheça o Endro

É uma herbácea de ciclo anual, que atinge entre 20 cm a 1 metro. Prefere solos ricos em nutrientes e rega constante sem encharcamento. Produz folhas finas e esverdeadas, flores amarelas e frutos pequenos. Propaga-se por mudas ou sementes.

Suas sementes possuem um odor agradável e forte, fresco e picante. Suas folhas têm sabor mais suave e podem ser usadas in natura ou secas, mas perdem o aroma. A planta é da mesma família da salsa, que também é importante aliada da saúde.

Propriedades do Endro

Ele possui variadas propriedades terapêuticas tais como digestiva, calmante, diurética, anti-espasmódica, anti-inflamatória, relaxante, anti-bacteriana e anti-flatulência. Possui fibras, antioxidantes e sais minerais tais como ferro magnésio e manganês.

Utilização do Endro

Ele pode ser usado in natura como erva aromática na preparação de variadas receitas culinas, seja em receitas frias ou quentes; tais como queijos, ricota, molho branco, purês, sopas, carnes grelhadas, peixes como o salmão e o arenque, saladas, ovos, maionese, manteiga, patês, arroz e variadas massas.

Em forma de chá, é usado na medicina popular para a digestão, na saúde intestinal, do sono e dos rins, no fortalecimento do sistema imunológico, para evitar flatulência e na prevenção do envelhecimento precoce.

A especiaria é empregada na perfumaria, para aromatizar sabonetes e; na cosmética, tem a propriedade de clarear a pele, fortalecer as unhas e perfumar o hálito. Os sachês, produzidos com as flores, são colocados em armários ou gavetas para espantar as traças.

Onde encontrar o Endro?

Em quintais das casas de roça, em mercados municipais, em feiras livres e em sites que comercializam especiarias e produtos naturais.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Endro (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-693991947-320-sementes-de-aneto-dill-endro-frete-gratis-ferrazmg-_JM)

Endro (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-693991947-320-sementes-de-aneto-dill-endro-frete-gratis-ferrazmg-_JM)

Endro (Foto: http://blog.estrela10.com.br/casa-cozinha/peixes-dicas-de-tempero-para-sua-receita/)

Endro (Foto: http://blog.estrela10.com.br/casa-cozinha/peixes-dicas-de-tempero-para-sua-receita/)

Be the first to comment on "Endro, desde a antiguidade oferecendo benefícios à saúde"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.