Erva Doce Mexicana e suas propriedades terapêuticas para a saúde

5 (100%) 1 vote

A Erva Doce Mexicana (Lippia Dulcis) é originada das Américas Central e do Sul; além de ser encontrada em regiões da África.

A planta é reunida em aproximadamente 200 espécies; além de usada como planta medicinal, desde a antiguidade, pelos astecas.

Cultivo da Erva Doce Mexicana

A planta é um pequeno arbusto, que possui forma rastejante e prefere clima ameno, luz solar direta em boa parte do dia, solo rico em nutrientes e rega constante sem encharcamento.

Erva Doce Mexicana (foto http://quintadasplantas.blogspot.com)

Produz pequenas inflorescências de cor branca. Suas folhas e flores possuem sabor adocicado. Propaga-se por sementes ou mudas. Ela se adapta a pequenos vasos e canteiros. Não tolera geadas e nem secas. Por ser de fácil cultivo, pode fazer parte de pequenas hortas domésticas.

Propriedades

A planta possui variadas propriedades terapêuticas tais como aromática, expectorante, estimulante, anti-inflamatória, antibacteriana e anticancerígena.

Benefícios

Na medicina popular é usada, em forma de chá, para aliviar tosses, bronquites, cólicas, asma e retenção urinária. 00

Na culinária é usada em forma de saladas e acompanhamento de variadas receitas. Tem alto poder adoçante sendo mais eficaz que a sacarose; além de possuir sabor de menta e cânfora.

As indústrias farmacêuticas e cosmetológicas a utilizam para preparação de óleos essenciais para aromaterapia; além de variados cosméticos.

Erva Doce Mexicana (foto http://quintadasplantas.blogspot.com)

Cuidados

Em altas doses ela poder ser tóxica para o sistema nervoso, sendo aconselhável seguir recomendações de especialistas para seu consumo; pois as plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Onde encontrar?

Ela é encontrada em sites que comercializam sementes e mudas de plantas; em drogarias, na forma de extrato e óleo essencial; ou ainda em alguns cosméticos.

Be the first to comment on "Erva Doce Mexicana e suas propriedades terapêuticas para a saúde"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.