Êritreia, conhecida em vários continentes, por suas propriedades

Avalie esta postagem

Êritreia (Erythrea centaurium) é de origem europeia, encontrada em vários continentes; além de muito popular na medicina natural; e conhecida como Fel da Terra, Quina da Europa e Centáurea Menor.

A planta está reunida em mais de 800 espécies e divididas em quase 80 gêneros, sendo facilmente encontrada ainda em regiões montanhosas.

Cultivo

A planta é pouco exigente em relação ao clima, solo e frequência de rega, sendo por isso, encontrada em diversas regiões do planeta.

Possui folhas verdes e lisas; flores hermafroditas, com pétalas rosadas de até 8 milímetros, que se abrem na parte da manhã, até meio dia; e são polinizadas por abelhas. Existem espécies com flores azuladas tais como a Centáurea.

Êritreia (foto //jb.utad.pt/especie/)

Êritreia (foto //jb.utad.pt/especie/)

Produz frutos, em forma de cápsula, com até 2 cm. Propaga-se por sementes e possui crescimento rápido; além de ser de fácil cultivo.

Propriedades Medicinais

A planta apresenta as propriedades depurativa, digestiva, hepática, aromática, febrífuga e aperitiva.

Serve para quê?

Na medicina popular, em forma de chá, é utilizada para limpeza do organismo e para quem tem falta de apetite; além de ajudar na melhora da digestão, dos males do fígado e para controle da temperatura corporal.

Amplamente utilizada na fitoterapia, em combinação com outras plantas tais como a camomila, sendo muito conhecida na medicina popular, desde a antiguidade.

Centáaurea (foto //jb.utad.pt/especie)

Centáaurea (foto //jb.utad.pt/especie)

Em algumas regiões suas flores são utilizadas para aromatização de licores; além de ser ingrediente para o Vermute, fabricado desde a antiguidade.

Onde encontrar?

Ela é encontrada em jardins, praças e terrenos baldios; alem de ser comercializada em sites, que vendem mudas e sementes de plantas.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Be the first to comment on "Êritreia, conhecida em vários continentes, por suas propriedades"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.