Doril (Alternanthera brasiliana) é nativa da América do Sul, muito conhecida no Brasil e possui vários outros nomes populares tais como penicilina, terramicina, carrapichinho e perpétua-do-mato. Ela está reunida em mais de 80 espécies, sendo 25 delas encontradas em solo brasileiro.
Cultivo
A planta é uma espécie herbácea perene, ereta ou rasteira, muito ramificada, que pode alcançar até 120 cm de altura. É de fácil cultivo, preferindo solos planos, ricos em nutrientes, bem drenados e pouco exigente em relação ao tipo de clima; mas cresce com mais facilidade, em locais com temperatura mais amena.
Ela possui folhas simples e opostas, verdes ou de tons arroxeados. Apresenta flores hermafroditas, nas cores brancas ou amareladas, muito visitadas por insetos. Propaga-se por mudas, enxertia ou sementes.

Doril (foto https://www.flora-aquatica.com.br)
Propriedades Medicinais
A planta é rica em propriedades medicinais tais como analgésica, anti-inflamatória, cicatrizante, diurética, antimicrobiana, digestiva e antiviral, sendo comumente utilizada na medicina popular para alívio de diversos males.
Serve para quê?
As flores são utilizadas para dores de cabeça, resfriados e gripes; as folhas como antitérmico, para a digestão e problema do fígado, e suas raízes contra diarreia.
Popularmente é empregada em forma de chá. Suas folhas maceradas são empregadas para o controle da prisão de ventre.
A planta é amplamente usada pela indústria farmacêutica para preparação de pomadas e cremes, que são usados para auxiliar na cicatrização de feridas.
Ela é usada ainda para finalidades ornamentais por causa de suas belas flores e folhas em tons arroxeados, que dão charme às áreas nas quais se encontram.

Doril (foto http://livrodasplantas.blogspot.com)
Onde encontrar?
Ela é facilmente encontrada em farmácias de manipulação, em sites que comercializam sementes e mudas de plantas, em hortas domésticas, em bordas de lagos e jardins.
As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.
Be the first to comment on "Doril e suas variadas propriedades medicinais para a saúde"