Confira as atrações do Agromuseu da Expoingá 2022

A Expoingá 2022, uma dos maiores eventos do agronegócio brasileiro tem início dia 05 de maio, e se estende até o dia 15, na cidade de Maringá; situada no estado do Paraná.

Além de contar com grandes shows nacionais, e uma programação bastante variada para os visitantes; a edição de 2022 contará com o Agromuseu – Museu da Agricultura e Pecuária –  um espaço a céu aberto que retrata a relação do homem com a terra.

Agromuseu Expoingá 2022 (imagem: Reprodução/Expoingá)

Agromuseu Expoingá 2022 (imagem: Reprodução/Expoingá)

Conheça o Agromuseu – Expoingá 2022

Na 48ª edição da Expoingá, o espaço, que anteriormente era destinado ao projeto Fazendinha, foi ajustado para abrigar o Expomuseu. Desse modo, o objetivo principal é promover a valorização dos trabalhadores do campo; os quais garantem alimento para as mais diversas culturas mundiais.

Em 2022, o Agromuseu contará com os museus Unicesumar;o Dinâmico Interdisciplinar (MUDI) e o da Bacia do Paraná (MBP), que fazem parte da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Com isso, espera-se que os mais de 500 mil visitantes que devem passar por lá, conheçam esses espaços tão importantes para a cultura e a história.

Museu Unicesumar: história na palma da mão

Durante a Expoingá 2022,  haverá, dentro do Agromuseu, o Museu Unicesumar, que busca apresentar um pouco da história do desenvolvimento de Maringá, desde a década de 40 até os dias de hoje.

A exposição contará com trinta painéis de fotos com momentos importantes dos trabalhadores que ajudaram na construção e no desenvolvimento da cidade. Além dos resumos que estarão disponíveis por lá, haverá um QR Code com maiores informações sobre o tema.

Museu da Bacia do Paraná resgata ‘Épocas de Maringá’

“Épocas de Maringá” é o nome da mostra realizada pelo Museu da Bacia do Paraná; o qual é mantido pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), e reúne mais de 3 mil peças, incluindo fotografias, fragmentos vegetais e animais, publicações diversas,  dentre outros artefatos da região da bacia hidrográfica do Rio Paraná. Desse modo, há a exposição  da história dos desbravadores da região; com uma viagem ao passado da cidade.

MUDI: ações interativas com o público

Já o Museu Dinâmico Interdisciplinar (MUDI), que também faz parte da Universidade Estadual de Maringá (UEM); irá apresentar o caminho desde a produção do conhecimento, até sua popularização.

Ações vivas no espaço do IDR

O IDR – Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – também estará presente na Expoingá 2022, como uma unidade do Museu do Agronegócio, sendo uma maneira de integrar conhecimento e atividades mantidas pela Sociedade Rural de Maringá, colocando-os à disposição da sociedade.

As unidades expositivas do IDR, estarão instaladas no espaço da antiga Fazendinha, e irão trabalhar nas prioridades para o desenvolvimento territorial da Mesorregião Noroeste, por meio da diversificação e da sustentabilidade no campo.

Be the first to comment on "Confira as atrações do Agromuseu da Expoingá 2022"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.