Burututu (Maximilianea angolensis) é uma planta de origem africana; conhecida desde a antiguidade, na medicina popular, para alívio de diversos males. Ela é muito popular entre os africanos para o alívio da malária, mas é encontrada em diversos continentes.
Cultivo
A planta é uma espécie endêmica capaz de atingir até 6 metros de altura e 20 centímetros de diâmetro. Sua casca é acinzentada e fissurada longitudinalmente. Ela é pouco exigente em relação ao solo e prefere clima tropical para seu desenvolvimento.
As folhas palmadas com 5 a 7 segmentos medem de 15 a 18 cm de largura e 8 a 10 cm de comprimento. As flores são amarelas e preferidas pelas abelhas, os frutos são verdes e passam a castanho quando maduros com sementes pretas. Propaga-se pelo vento, que transporta as sementes envolvidas no extrato interior do fruto, ou pelas mudas.
Propriedades
A planta é constituída por princípios ativos, nutrientes tais como quinonas, catequinas, fenóis e bioflavonoides.
Ela possui as propriedades terapêuticas purificante, antisséptica, analgésica, anti-inflamatória, antimicrobiana, cicatrizante, antioxidante, digestiva e desintoxicante.
📚 Baixe nosso Ebook Grátis!
Descubra os segredos dos Chás Anti-inflamatórios e melhore sua saúde de forma natural. Não perca esta oportunidade!
Quero meu Ebook!Serve para quê?
Suas folhas e raízes são usadas para alívio de enfermidades intestinais, limpeza do sangue, desconforto do fígado; além de ajudar na limpeza e cicatrização de feridas, sendo usada diretamente em forma de banho na parte afetada.
Ela é usada por parteiras, em regiões que não têm acesso aos hospitais, para melhora da icterícia, que é o amarelão que alguns recém-nascidos apresentam.
Por causa de sua propriedade antioxidante, ela ajuda no fortalecimento do sistema imunológico e na prevenção do envelhecimento precoce.
Ela é usada ainda em áreas de reflorestamento; além de finalidades ornamentais, por causa de suas belas flores; além de comumente usada para a fabricação de cordas grossas para diversas finalidades.
Onde encontrar?
Ela é comercializada em forma de extrato, ou suas cascas são picadas, para comercialização em sites, farmácias de manipulação e drogarias.
As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.
Bem-vindo ao Nosso Grupo de Saúde
Descubra como nossa comunidade pode ajudar você a alcançar um estilo de vida mais saudável e equilibrado. Junte-se a nós e comece sua jornada para o bem-estar hoje mesmo!
Entre no Nosso Grupo de WhatsApp