Origem, benefício e aplicação do Capiá na medicina popular

Capiá (Dorstenia brasiliensis Lam) é uma planta nativa das Américas, sendo mais encontrada na América do Sul; e conhecida por carapá, chupa-chupa, conta-de-cobra, figueirinha, liga-liga, liga-osso, tarope e tiu.

Capiá

Capiá (foto https://floradigital.ufsc.br/open_sp.php?img=13195)

Ela é conhecida ainda em espanhol como contrayerva, contrayerba de las Antillas e taropé (Paraguai).

Descrição

A planta é uma pequena erva, de ciclo perene, que pode chegar até 15 cm de altura. Possui rizoma cilíndrico marrom-avermelhado, com 2 a 4 cm de comprimento e aproximadamente 1 cm de espessura, com muitas raízes pequenas.

As folhas possuem veios distintos e pequenas flores em forma de cesto. Prefere clima tropical, luz solar boa parte do dia e locais com certa umidade, mas sem encharcamento. Propaga-se pelas sementes ou divisão da planta.

Propriedades medicinais

Ela é rica em propriedades medicinais tais como antisséptica, depurativa, antirreumática, estimulante, diaforética, tônica, diurética e emenagoga.

Serve para quê?

Em alguma regiões ela é cultivada nos quintais das casas como planta mágica para eliminar a má sorte. Algumas tribos indígenas do Paraguai a utilizam para alívio de dor de garganta e como refrescante. Alguns músicos utilizam suas raízes, em festas tradicionais, para evitar a afonia ou dor de garganta.

Capiá (foto https://floradigital.ufsc.br/open_sp.php?img=8939)

Na Argentina, o látex das folhas e a raiz é utilizado, na medicina popular, como antídoto para mordida de cobras. A raiz é usada como um tônico para alívio da disenteria e para facilitar a menstruação; além de aliviar males do estômago e fígado.

No Brasil, ela é usada para alívio de febres, dismenorréia, atonia do aparelho digestivo, gastrite, disenteria, reumatismo, dermatite, como expectorante, tônico-estimulante. Na forma de emplastro com a raiz fresca, é usada  contra picadas de serpentes, mas sem comprovação científica.

Onde encontrar?

Ela é encontrada no Brasil, Peru, Bolívia, Colômbia, Uruguai, Paraguai, Venezuela e Guianas; além de crescer selvagem em toda a floresta amazônica; além de comercializada em lojas de plantas medicinais e sites que trabalham com mudas e sementes.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Be the first to comment on "Origem, benefício e aplicação do Capiá na medicina popular"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.