Abeto é rico em propriedades para a saúde e bem-estar

5 (100%) 1 vote

Abeto (Abies balsamea) é um pinheiro originado na América do Norte, sendo comumente usado como árvore de natal, principalmente nos Estados Unidos.

Ele é conhecido desde a antiguidade pelos índios norte-americanos, que usavam a resina para fins medicinais e religiosos.

A planta chegou a Europa durante o século XVII; sendo usada em diversas aplicações  e na preparação de sabonetes, cremes de barbear, essências de banho, desodorizantes de ambientes, desodorantes, desinfetantes e inalações.

Conheça o Abeto

O Abeto é uma árvore conífera, que possui altura média entre 14 a 20 metros e uma estreita coroa cônica. Suas casas são lisas, enquanto jovem e rugosa quando o caule está mais velho. Produz flores masculinas e femininas, em árvores diferentes e frutos em formatos de cone. Suas sementes são dispersas pelo vento ou por animais silvestres.

Abeto (foto https://www.uniprot.org/taxonomy/90345

Abeto (foto https://www.uniprot.org/taxonomy/90345

Ela possui folhas planas e agulhadas, de cor verde-escuras. Prefere solos profundos e são muito resistentes, pois podem ultrapassar a 600 anos. Adapta-se melhor em  locais montanhosos e regiões mais frias; além de tolerar geadas extremas. Propaga-se por sementes ou mudas.

Propriedades Terapêuticas

Ela é rica em propriedades terapêuticas tais como estimulante, desintoxicante, analgésica, antioxidante, antisséptica, anti-inflamatória, antiescorbútica, calmante, expectorante e sedativa.

A planta é comumente usada para fabricação de óleos essenciais, empregados na aromaterapia; e as variedades mais comuns para tal finalidade são o Abeto Balsâmico (Abies balsamea), o Abeto Siberiano  (Abies sibirica) e o Abeto Prata (Abies alba).

Serve para quê?

A resina do Abeto é tradicionalmente usada como um remédio para resfriado e como uma cola para óculos, componentes de instrumentos ópticos e para preparação de montagens permanentes de espécimes de microscópio.

Sua madeira moída serve para moldar madeira e tapume; quando despolpada é usada para fabricação de papel. O óleo de abeto de bálsamo é um repelente não-tóxico para roedores aprovado pela EPA; além de aplicado como ambientador e como incenso.

Abeto (foto https://landscapeplants.oregonstate.edu/plants/abies-balsamea-nana)

Abeto (foto https://landscapeplants.oregonstate.edu/plants/abies-balsamea-nana)

Na medicina popular, é usado para alívio de congestão nasal, asma, infecções em geral das vias respiratórias, coceiras; além de ajudar a aliviar stress, ansiedade, insônia, agitação nervosa.

Ele é popularmente usado em massagens relaxantes e técnicas de aromaterapia, por causa de suas variadas propriedades benéficas à saúde e bem-estar mental. Seu óleo essencial pode usado com óleo de louro, canela, cravo e outras variadas combinações.

Onde encontrar?

Ele é encontrado em forma de óleo essencial, em lojas de produtos naturais; ou em sites especializados em plantas medicinais.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Be the first to comment on "Abeto é rico em propriedades para a saúde e bem-estar"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.