Jambu (Spilantes oleraceae L) é uma planta herbácea de origem amazonense; muito popular na região norte do Brasil, principalmente no estado do Pará.
Ele é conhecido por vários nomes tais como agrião do Norte, agrião do Brasil, agrião do Pará, jambu-açú, oribepê, jaburama e botão de ouro, por causa do amarelo intenso de suas flores.

Conheça o Jambu
É uma planta rasteira, que prefere solos ricos em nutrientes, rega constante sem encharcamento e temperatura amena, não tolerando regiões muito frias. Propaga-se por mudas ou sementes.
Propriedades terapêuticas
Ele possui variadas propriedades terapêuticas tais como anestésica, antibiótica, digestiva, diurética, febrífuga, estimulante, afrodisíaca e antiasmática.

Utilização do Jambu
Ele é usado na culinária típica paraense em pratos exóticos tais como pato no tucupi, maniçoba e tacacá, mas pode ser usado com moderação, em outras preparações de acordo com o paladar de cada um. Ele chama atenção pelo seu poder anestésico que causa uma leve dormência na boca.
📚 Baixe nosso Ebook Grátis!
Descubra os segredos dos Chás Anti-inflamatórios e melhore sua saúde de forma natural. Não perca esta oportunidade!
Quero meu Ebook!Ele é empregado na fabricação de variados tipos de cachaça, que desperta o interesse de turistas nacionais e internacionais.
Na medicina popular, ele é usado em forma de chá, para ajudar no tratamento da dispepsia, malária, infecções da boca e da garganta; além de ser um excelente digestivo e ajudar na saúde do sistema urinário.
A indústria cosmética também utiliza a herbácea em variados produtos cosméticos tais como sabonetes, cremes anti-rugas, hidratantes, shampoos e sachês. Ele é considerado como um botox natural e tem feito a alegria das mulheres para o tratamento e rejuvenescimento da pele.
Onde encontrar o Jambu?
Ele é encontrado em quintais das casas de roça, em feiras livres, mercados municipais e na maior feira da América Latina, que é o Mercado Ver-o-Peso em Belém do Pará; além de ser comprado em sites que comercializam diversos tipos de plantas.
As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.
Bem-vindo ao Nosso Grupo de Saúde
Descubra como nossa comunidade pode ajudar você a alcançar um estilo de vida mais saudável e equilibrado. Junte-se a nós e comece sua jornada para o bem-estar hoje mesmo!
Entre no Nosso Grupo de WhatsApp