Jambu herbácea rica em propriedades para a saúde

5 (100%) 1 vote

Jambu ( Spilantes oleraceae L) é uma planta herbácea de origem amazonense; muito popular na região norte do Brasil, principalmente no estado do Pará.

Ele é conhecido por vários nomes tais como agrião do Norte, agrião do Brasil, agrião do Pará, jambu-açú, oribepê, jaburama e botão de ouro, por causa do amarelo intenso de suas flores.

Conheça o Jambu

É uma planta rasteira, que prefere solos ricos em nutrientes, rega constante sem encharcamento e temperatura amena, não tolerando regiões muito frias. Propaga-se por mudas ou sementes.

Propriedades terapêuticas do Jambu

Ele possui variadas propriedades terapêuticas tais como anestésica, antibiótica, digestiva, diurética, febrífuga, estimulante, afrodisíaca e antiasmática.

Utilização do Jambu

Ele é usado na culinária típica paraense em pratos exóticos tais como pato no tucupi, maniçoba e tacacá, mas pode ser usado com moderação, em outras preparações de acordo com o paladar de cada um. Ele chama atenção pelo seu poder anestésico que causa uma leve dormência na boca.

Ele é empregado na fabricação de variados tipos de cachaça, que desperta o interesse de turistas nacionais e internacionais.

Na medicina popular, ele é usado em forma de chá, para  ajudar no tratamento da dispepsia, malária, infecções da boca e da garganta; além de ser um excelente digestivo e ajudar na saúde do sistema urinário.

A indústria cosmética também utiliza a herbácea em variados produtos cosméticos tais como sabonetes, cremes anti-rugas, hidratantes, shampoos e sachês. Ele é considerado como um botox natural e tem feito a alegria das mulheres para o tratamento e rejuvenescimento da pele.

Onde encontrar o Jambu?

Ele é encontrado em quintais das casas de roça, em feiras livres, mercados municipais e na maior feira da América Latina, que é o Mercado Ver-o-Peso em Belém do Pará; além de ser comprado em sites que comercializam diversos tipos de plantas.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Jambu

Jambu

Jambu – detalhe da flor

Jambu

Be the first to comment on "Jambu herbácea rica em propriedades para a saúde"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.