Canudo de Pito e suas aplicações no paisagismo e medicina popular

Canudo de Pito (Senna bicapsularis) é um arbusto originário das Américas, conhecido popularmente por Canudo-de-pito, Aleluia e Pau-de-cachimbo.

Descrição

A planta é um arbusto de pequeno porte, que possui copa arredonda e aberta, que pode atingir até três metros de altura.

Canudo de Pinto (foto http://paisagismo.andfatiola.com/2015/09/senna-bicapsularis.html)

As folhas caducas são pinadas com 3 a 5 pares de folíolos, que têm forma ovobada e elíptica e sem pelos. As flores aparecem no fim do verão e no outono; reunidas em inflorescências axilares do tipo racemo. Elas são pentâmeras, de coloração amarelo-ouro e com longos estames recurvados. O fruto é do tipo vagem, deiscente e amadurece no inverno.

Ela é pouco exigente em relação a sua manutenção, que se restringe a adubações semestrais, além de eventuais podas de formação e limpeza. Possui crescimento rápido, que requer acompanhamento, pois para um visual mais cheio e com uma boa estrutura, convém executar podas de formação regularmente durante o crescimento.

Serve para quê?

O arbusto é versátil e pode ser empregado em diversas funções no paisagismo, pode ser usada como arvoreta e até mesmo como trepadeira. Sua floração abundante colore os espaços e embeleza variados projetos.

Por ser de pequeno porte, ela pode ser plantada em calçadas, canteiros centrais ou em pequenos jardins. Seu cultivo é muito interessante quando se deseja atrair borboletas, pois tanto a folhagem serve de alimento para as lagartas, quanto as flores para os adultos.

Alimentação

As vagens possuem uma polpa abundante, doce e comestível, com um sabor um tanto semelhante ao do tamarindo. As sementes são torradas e usadas como substituto do café. As folhas são cozidas e usadas em saladas.

Medicina popular

Canudo de Pinto (foto https://olhares.com/senna-bicapsularis-foto4573482.html)

As folhas são purgativas e usadas na medicina popular, em forma de infusão, sendo maceradas, e aplicadas externamente para tratar erupções, feridas, picadas, eczema, sarna, micose e sapinho. As raízes e folhas são mastigadas para aliviar dores de estômago.

Onde encontrar?

Ela é encontrada em diversos projetos paisagísticos e comercializada em sites que vendem sementes e mudas de plantas.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Be the first to comment on "Canudo de Pito e suas aplicações no paisagismo e medicina popular"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.