Carambola: usada desde a antiguidade, pois é repleta de nutrientes

Carambola (Averrhoa carambola) originada da Índia, é encontrada em quase todas as regiões do planeta. Chegou ao Brasil no início do século XIX, no estado de Pernambuco e espalhou-se por quase todas as regiões.

Cultivo da Carambola

A caramboleira é uma árvore de médio porte, que pode alcançar até dez metros de altura, prefere clima tropical e rega constante sem encharcamento. É tolerante a qualquer tipo de solo, mas tem preferência por locais ricos em nutrientes.

Produz belas flores rosadas, que atraem vários insetos. Os frutos possuem forma que remete a uma estrela, que ficam alaranjados quando amadurecem com polpa suculenta e agridoce. Propaga-se por mudas ou estaquias.

Carambola

Carambola (foto: Evandro Marques – www.coisasdaroca.com)

Propriedades terapêuticas

A fruta é rica em fibras, vitaminas A, B1, B2, C, além dos sais minerais fósforo, cobre, zinco e potássio. Ela possui diversas propriedades terapêuticas tais como vermífuga, digestiva, expectorante, anti-escorbútica, antimicrobiana, anti-inflamatória, anti-diarreica, adstringente e antioxidante.

A USP catalogou uma toxina na fruta chamada de caramboxina, que é muito maléfica para as pessoas que possuem problemas renais; portanto, seu consumo em excesso, ou se usada por pessoas com deficiência nos rins, poderá provocar intoxicações e sintomas diversos tais como dormência, soluço e confusão mental.

Benefícios da Carambola

Ingerida regularmente, em doses moderadas, ela auxilia no fortalecimento do sistema imunológico, na prevenção do envelhecimento precoce, na digestão e no bom funcionamento intestinal.

Utilização da Carambola

Ela pode ser consumida consumida in natura ou usada na fabricação de geleias, caldas, sucos, compotas, saladas de frutas e onde mais a imaginação alcançar.

Suas raízes são utilizadas, na medicina popular, pelos chineses, para o tratamento de problemas digestivos e para ajudar no controle da diabetes.

Seu suco ajuda na melhora de tosses, febres e dores de garganta; além de auxiliar no controle dos níveis de colesterol. O consumo  regular ajuda na prevenção da acne, espinhas e outras infecções de pele, por causa de suas propriedades anti-inflamatórias.

Carambola

Carambola (foto: Evandro Marques – www.coisasdaroca.com)

Onde encontrar a Carambola?

A fruta é encontrada na grande maioria das vezes, em pomares pequenos, quintais e sítios, pois seu cultivo não é feito em larga escala comercial.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Be the first to comment on "Carambola: usada desde a antiguidade, pois é repleta de nutrientes"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.