Propriedades medicinais e benefícios da Galega para a saúde

5 (100%) 1 vote[s]

Galega (Galega officinalis) é uma planta originada do Oriente Médio, mas muito popular e adaptada na Europa, conhecida popularmente por arruda caprária ou arruda de cabra; além de amplamente usada na medicina popular.

Descrição

A planta possui ciclo perene, prefere locais quentes e úmidos; além de crescer facilmente, por ser de fácil cultivo. É bem tolerante à escassez de rega, mas se adapta melhor a solos ricos em nutrientes.

Possui folhas imparipenadas, flores de coloração branca, rosa ou violeta; e fruto, em forma de vagem, que contém umas sementes em tons amarronzados. Propaga-se por mudas ou sementes.

Galega (foto //www.verywellfamily.com)

Propriedades Medicinais

Ela é rica em propriedades cicatrizante, diurética, diaforética, galactogoga, antidiabética, antifebrífuga, digestiva e anti-inflamatória. Ela é rica em sais minerais tais como o manganês, crono e o selênio, que são muito benéficos à saúde.

A guanidina, ativo presente na planta, dá origem a metformina, medicamento popularmente usado para ajudar no controle da diabetes.

A rutina, que é outro importante composto, possui propriedades antioxidantes, que protegem as células do pâncreas dos radicais livres; além de ajudar na ação da insulina.

Serve para quê?

Suas sementes são usadas na medicina popular, em forma de chá, para alívio de febres, no controle da diabetes, na saúde renal e na melhora da digestão. Na forma de emplastro, feito com as folhas, é usado no local afetado por ser cicatrizante. Suas folhas secas, são usadas em forma de infusão, para ajudar na produção do leite materno. As folhas frescas não são recomendadas para serem usadas, pois são tóxicas e podem fazer mal à saúde.

Galega (foto //www.ayurtimes.com)

Galega (foto //www.ayurtimes.com)

Comumente usada para finalidades ornamentais, por causa de sua bela florada, enfeitando jardins, praças e canteiros.

Onde encontrar?

Ela é encontrada facilmente em sites que comercializam sementes e mudas de plantas, em farmácias de manipulação e em canteiros e jardins.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Be the first to comment on "Propriedades medicinais e benefícios da Galega para a saúde"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.