A lenda do diamante, uma das lendas do folclore brasileiro

Dentre as lendas que fazem parte do folclore brasileiro, a lenda do diamante é uma que não é tão conhecida; e que conta a origem de uma das pedras mais valiosas do mundo.

De origem indígena, tal como a lenda da mandioca, ou a lenda do sol e da lua, essa bela história faz parte da cultura brasileira, principalmente da região Centro-Oeste.

Lenda do Diamante (imagem: Canva)

A Lenda do Diamante

Reza a lenda que, em uma tribo indígena do interior do Centro-Oeste, vivia um casal muito amável, e belo; composto por Itagibá, um guerreiro forte e corajoso, cujo nome significa braço forte; e Potira, uma jovem moça, cujo nome significa flor.

Ambos viviam felizes e tranquilos, até que um certo dia, a tribo em que vivam foi atacada; e o guerreiro Itagibá foi chamado à luta junto com os demais rapazes da tribo, os quais subiram na canoa e partiram rio acima. Na despedida, Potira foi muito forte, e não chorou, embora estivesse triste por se despedir de seu grande amor.

Ao longo da espera, a bela moça ia todos os dias à margem do rio para esperar seu amado; confiante de que ele retornaria para seus braços e para sua tribo. E, mesmo com a longa espera, não desanimava um dia sequer.

Contudo, no dia em que os guerreiros voltavam, Potira estava na margem, feliz e radiante por ter seu amado de volta; o que infelizmente não aconteceu. Ela foi informada que ele havia morrido na batalha, em que lutou bravamente ao lado de seus colegas. Ao saber da notícia, a índia passou a chorar descontroladamente, por todos os dias de sua vida às margens do rio.

Tupã, o deus dos indígenas, comovido ao ver o sofrimento da moça, transformou suas lágrimas em diamantes; pedras cristalinas e de brilho intenso, que se misturaram à areia e cascalho dos rios, onde até hoje podem ser encontrados, relembrando o amor entre Itagibá e Potira.

Be the first to comment on "A lenda do diamante, uma das lendas do folclore brasileiro"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.