Ranúnculo, flor que parece uma rosa de beleza surpreendente

Rate this post

Uma das flores mais utilizadas na ornamentação de jardins e de eventos é o ranúnculo, uma planta de origem asiática que desperta a curiosidade por sua beleza. Frequentemente confundida com a flor da roseira, o ranúnculo (Ranunculus asiaticus) pode até lembrar uma rosa, mas iremos te mostrar que algumas características são bem diferentes.

De aspecto extremamente delicado, essa planta tem um nome cujo significado consiste em “pequenas rãs”; muito provavelmente pelo fato de ser encontrada em regiões próximas a brejos, onde esses anfíbios também habitam. Vale ressaltar, contudo, que ela também é popularmente chamada de botão de ouro e botão de prata.

Ranunculus asiaticus (foto: https://plantasflores.net/ranunculus-asiaticus/)

Características gerais da espécie

As 600 espécies de ranúnculos são representantes do grande grupo das angiospermas da família Ranunculaceae; onde estão classificadas belíssimas plantas. Mas, o botão de ouro em si, é uma espécie que se caracteriza pelo porte herbáceo, cuja altura é de cerca de 30 centímetros; apresentando raízes tuberosas capazes de armazenar compostos de reserva; e um caule de estrutura oca, que demanda certos cuidados especiais.

Contudo, o que realmente chama a atenção nessa espécie é a flor em si, que apresenta um textura bem delicada e aveludada, com um grande número de pétalas cuja disposição lembra bastante a de uma rosa. Contudo, ao reparar sua estrutura, percebe-se uma grande diferença entre as duas; embora o botão de prata também apresente diferentes cores, cujos significados variam conforme a ocasião.

Ranúnculo (foto: https://plantasflores.net/ranunculus-asiaticus/)

Como cultivar o Ranúnculo?

Para cuidar do botão de ouro, uma dica crucial é manter sua planta em um local em que não há incidência direta de luz solar, de modo que haja iluminação natural. Além disso, o solo deve possuir uma terra mais solta, e não deve ser mantido muito encharcado, de modo que a rega deve ser feita frequentemente, mas com cautela. A partir daí, a planta irá se desenvolver e irá florescer entre o final da primavera e o início do verão.

Contudo, após esse período, o ranúnculo exige cuidados especiais, visto que passa por um processo de dormência, em que é necessário retirar a região tuberosa e colocá-lo em um local afastado do sol e da água. Somente a partir do ponto em que ela estiver iniciando sua floração novamente, é que se deve voltar a regá-lo, tomando o cuidado de manter a planta em um solo fértil.

Mas, outro ponto importante consiste no fato do uso do botão de ouro para a ornamentação, visto que a flor é cortada e utilizada em arranjos sobre a água. Sendo assim, por ser uma planta cujo caule é oco, é importante colocar pouca água no vaso, evitando que ele se amoleça e quebre com facilidade.

Botão de ouro (foto: https://www.blog-flores.pt/flores-de-exterior/ranunculus/https://www.blog-flores.pt/flores-de-exterior/ranunculus/)

Utilização do Botão de Ouro

Além da ornamentação, essa espécie é bastante utilizada como forma de presente, sendo o amarelo mais usado para simbolizar a atração existente entre duas pessoas; ao passo que o branco possui o significado de sedução, sendo bastante utilizado por noivas; e o vermelho, que agrega um significado mais romântico ao presente.

Todavia, algumas espécies de ranúnculo também são usadas para fins medicinais, devendo haver um conhecimento prévio sobre qual espécie está sendo utilizada, visto que há espécies tóxicas para os seres humanos. Desse modo, o Ranunculus bulbosus é usado para a elaboração de compressas que auxiliam no tratamento de dores articulares e reumatismo; já o ranúnculo rasteiro e bastante conhecido por apresentar propriedades anti-inflamatórias e antibactericidas.

Por fim, a espécie tradicional requer bastante cautela na sua utilização, visto que as folhas mais verdes são tóxicas, sendo necessário a secagem destas para a elaboração de chás, que apresentam propriedades laxantes.

Be the first to comment on "Ranúnculo, flor que parece uma rosa de beleza surpreendente"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.