Bem-te-vi, uma das aves com o canto mais conhecido do Brasil

Rate this post

Bem-te-vi (Pitangus sulphuratus), também conhecido como cirino e bem-te-vi-verdadeiro, é um dos pássaros mais famosos que habitam o Brasil. Encontrado principalmente nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste, esse pássaro habita todo o Brasil e diversos países da América Latina, desde o México até a Argentina; e até mesmo em algumas regiões da América do Norte.

Bem-te-vi (foto: Ângela Quinelato – www.coisasdaroca.com)

Descrição da espécie

O bem-te-vi é uma ave da grande ordem dos Passeriformes, na qual se encontram outros belos exemplares, como o canário-da-terra e a rendeira; e é representante da família Tyraniidae, na qual se encontram aves que possuem alta capacidade migratória. Por ser uma ave extremamente didática, suas características costumam ser frequentemente aprendidas ainda na infância, de modo que muitas crianças já reconhecem essa bela ave quando a avistam.

Sendo assim, essa espécie mede em torno de 23 centímetros de comprimento, e apresenta um peso de cerca de 60 gramas. Contudo, o que realmente chama atenção é sua coloração, visto que sua região dorsal apresenta uma coloração mais amarronzada; e seu peito possui um tom fortemente amarelado, sendo sua garganta e supercílio brancos, ao passo que a região de seu bico apresenta tons de preto. Vale ressaltar também que, ao contrário de muitos Passeriformes, que apresentam dimorfismo sexual, o cirino é uma espécie em que os machos são semelhantes às fêmeas.

Bem-te-vi (foto: Ângela Quinelato – www.coisasdaroca.com)

Hábitos do Bem-te-vi

Um dos hábitos mais comumente observados, e que contribuíram para seu nome popular consiste em seu canto, que se assemelha muito ao som da frase “bem-te-vi”. No que se refere à sua alimentação, é uma ave onívora, que se alimenta tanto de invertebrados, como insetos e minhocas; quanto de proteína vegetal, como alguns frutos, como banana e pitanga. Contudo, é importante deixar claro que esta é uma espécie que também pode se alimentar de filhotes de alguns pássaros; e que é predada por outras aves, como o tucano-toco.

Já em termos reprodutivos, trata-se de uma espécie monogâmica, de modo que machos e fêmeas estão sempre juntos na construção do ninho e no cuidado com seus filhotes; de modo que seus ninhos podem ser construídos tanto em áreas urbanas, quanto em áreas rurais; onde as fêmeas depositam em média 3 ovos.

Uma curiosidade interessante sobre o bem-te-vi consiste no fato de que, embora pareça ser uma ave bem tranquila, é bastante agressiva; sendo capaz de defender seu território, principalmente quando seu período reprodutivo se aproxima. Além disso, reza a lenda de que esse pássaro é um dos avisos de chuva, de modo que, quando há vários exemplares cantando, é sinal de que a chuva está chegando.

Be the first to comment on "Bem-te-vi, uma das aves com o canto mais conhecido do Brasil"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.