Uma das épocas mais aguardadas do ano, sem dúvida é a época do mês de junho, que traz consigo uma das principais festas do Brasil: a Festa Junina.
Também conhecida como São João, essa festa tem uma história muito antiga, e é caracterizada pela presença de roupas típicas, muitas comidas gostosas como a pipoca e a canjica doce; e pelas tradicionais quadrilhas, que encantam e divertem todos os visitantes. Mas, que tal conhecer um pouco mais sobre essa bela festa? Por isso, veja a seguir 4 curiosidades sobre a Festa Junina que você precisa conhecer!
5 curiosidades sobre a Festa Junina
1) Era uma festa que pedia ajuda para boas colheitas – caso você já tenha se perguntado sobre essa festa, a Festa Junina é realizada principalmente em junho, e antigamente tinha o objetivo de fazer com que os agricultores pedissem ajuda aos santos durante o Solstício de Verão no Hemisfério Norte, para que a colheita seguinte fosse boa. Legal, né?
2) As fogueiras não foram feitas para esquentar do frio – embora aqui no Brasil as fogueiras das festas juninas sejam usadas para esquentar do friozinho do mês de junho, elas não têm esse objetivo. Isso porque, inicialmente, elas eram utilizadas como forma de defesa contra espíritos ruins, sendo também uma forma de agradecimento aos deuses pelas boas colheitas. Ah, e cada santo (São Pedro, São João e Santo Antônio) possui um formato de fogueira típico!
3) As bandeirinhas eram uma homenagem aos santos – hoje em dia, um dos principais símbolos da festa junina são as bandeirinhas coloridas, que enfeitam os céus dos mais diversos locais onde o São João é comemorado no país. Mas, antigamente, as bandeirinhas eram uma forma de homenagear diferentes santos, visto que cada santo tinha sua imagem pregada na bandeira, que era então colorida e imersa em água, num processo chamado de “lavagem das bandeiras”. E, como é de se esperar, tinham o objetivo de purificar o ambiente.
📚 Baixe nosso Ebook Grátis!
Descubra os segredos dos Chás Anti-inflamatórios e melhore sua saúde de forma natural. Não perca esta oportunidade!
Quero meu Ebook!4) A quadrilha teve origem nas cortes, e por isso o vestido é tão “pomposo” – uma outra curiosidade bem legal consiste no fato de que a quadrilha teve sua origem principalmente nas cortes europeias, em que era comum o uso de vestidos rodados e volumosos. Posteriormente, ela se difundiu para as classes mais populares e para a zona rural, nas quais os vestidos pomposos continuaram sendo tradição, e até hoje fazem parte de uma das principais tradições dessa bela festa.
Bem-vindo ao Nosso Grupo de Saúde
Descubra como nossa comunidade pode ajudar você a alcançar um estilo de vida mais saudável e equilibrado. Junte-se a nós e comece sua jornada para o bem-estar hoje mesmo!
Entre no Nosso Grupo de WhatsApp