Propriedades medicinais e benefícios da Maravilha

Maravilha (Mirabilis jalapa) é uma planta de origem americana; sendo conhecida por vários nomes tais como boas noites, belas noites, bonina e beijos de frade; além de reunida em mais de 50 espécies.

Descrição

A planta é um arbusto de ciclo perene, muito florífero e de raízes tuberosas. Possui caule ramificado, ereto e pode alcançar até 70 centímetros de altura. Suas folhas são lanceoladas, opostas, verdes e com nervuras mais claras.

Maravilha (foto //frustratedgardener.com/2015/10/04/daily-flower-candy-mirabilis-jalapa/)

As flores são em forma de trombeta, hermafroditas, solitárias ou em pequenos grupos e se apresentam nas mais variadas cores, tais como o amarelo, o rosa e o vermelho; além de manchadas e listradas. Elas atraem variados insetos, por causa de seu odor adocicado. Os frutos são esféricos, enrugados e pretos.

A planta é de fácil cultivo, prefere luz solar boa parte do dia, solo rico em nutrientes, mas não tolera temperatura muito alta, nem escassez de água. Propaga-se por mudas e sementes.

Propriedades medicinais

A planta é rica em propriedades cicatrizante, emética, diurética, laxante, afrodisíaca e purgativa.

Serve para quê?

Amplamente usada na ornamentação de espaços, em bordaduras e jardins, em vasos, jardineiras e canteiros, por ser de fácil cultivo e pelo belo colorido de suas flores.

Suas raízes, são usadas na medicina popular,  em tratamentos de hidropsias, para ajudar no controle da diabetes e em leucorreias.

Maravilha (foto //www.homedepot.com)

Em forma de emplastro, é utilizada para amenizar coceiras de picadas de insetos e para ajudar na cicatrização de machucados.

Sua raiz amassada com açúcar, em forma de extrato,  é usada para ajudar no combate de alguns vermes intestinais, tais como a lombriga.

Onde encontrar?

Facilmente encontrada em jardins, canteiros e praças; além de comercializada em floriculturas e em sites que vendem mudas e sementes de plantas.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Be the first to comment on "Propriedades medicinais e benefícios da Maravilha"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.