Alfavaca exala agradável perfume além de ser muito benéfica para a saúde

5 (100%) 1 vote[s]

Alfavaca ( Ocimum gratissimum L) conhecida também como alfavaca-cravo é originária da Ásia e conquistou o paladar de vários povos e regiões.

Ela é empregada como especiaria e muito apreciada pelos indianos; que a consideram uma planta sagrada e de extrema importância para o crescimento espiritual.

Ela é encontrada em quase todas as regiões brasileiras e muito difundida na medicina popular para alívio de diversos males.

Como cultivar a Alfavaca?

É uma planta de ciclo perene, que alcança até 1 metro de altura, produz folhas verdes de tamanho mediano, que exalam um aroma muito agradável, que remete ao cravo da índia. Produz pequenas flores lilases, cujas extremidades são brancas, que são visitadas por abelhas e beija-flores. Prefere solos ricos em nutrientes, rega constante sem encharcamento, mas não tolera regiões muito frias. Propaga-se por sementes ou mudas.

Propriedades da Alfavaca

Ela é rica em propriedades cicatrizante, adstringente, digestiva, antioxidante, anti-inflamatória, antiviral, carminativa e antibacteriana.

Utilização da Alfavaca

Ela é utilizada na culinária como especiaria para realçar o sabor dos alimentos, em saladas, sopas e acompanhamento de vários pratos culinários.

Na cosmetologia ela é utilizada para beleza e saúde da pele; na preparação de variados cosméticos orgânicos e na fabricação de perfumaria.

Na medicina popular, ela é utilizada em forma de chá, uso interno; ou banho de assento, uso externo; para alívio de várias enfermidades. Ela faz parte da lista de plantas medicinas do Sistema Único de Saúde porque ela produz ácido rosmarínico e por sua ação antibacteriana.

Seu consumo regular in natura ou em forma de chá auxilia no fortalecimento do sistema imunológico, na prevenção do envelhecimento precoce, para melhora da digestão, alívio de flatulência e para aliviar gripes e resfriados. Seu uso externo é empregado na cicatrização de feridas e como repelente de insetos.

Onde encontrar Alfavaca?

Ela é encontrada em quintais das casas de roça, em hortas domésticas, em feiras livres, mercados municipais e em lojas que comercializam produtos naturais.

Ela faz parte de projetos paisagísticos por possuir valor ornamental e belas flores que exalam perfume agradável.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Alfavaca

Alfavaca

Alfavaca

Alfavaca

Be the first to comment on "Alfavaca exala agradável perfume além de ser muito benéfica para a saúde"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.