Qual a origem da expressão “Pé rapado”?

Uma das expressões populares mais comuns no Brasil é a famosa “pé rapado”, que assim como “a cobra vai fumar” e outras, faz parte da cultura e das tradições brasileiras.

Mas, afinal de contas, qual será a origem dessa expressão popular, e por que ela tem esse significado?

Origem da expressão "pé rapado"

Origem da expressão “pé rapado”

Qual é seu significado?

Antes de entender um pouco mais de onde essa expressão surgiu, é importante conhecer seu significado. Isso porque, tradicionalmente, quando se fala que uma pessoa é um “pé rapado”, entende-se que a pessoa é de origem humilde, e não possui muito dinheiro; o que entra é o oposto da pessoa que tem café no bule.

Qual a origem da expressão “Pé rapado”?

Segundo os registros históricos, essa expressão vem de algum tempo atrás, mais especificamente do século XVII, quando o Brasil ainda era colônia portuguesa.

Nessa época, os mais pobres andavam a pé, enquanto os mais abastados andavam a cavalo ou por outros meios de locomoção. Desse modo, as pessoas mais humildes acabavam sujando o pé de barro, e eram obrigadas a rapar a sola do pé para retirar o excesso de sujeira – o que não acontecia com as pessoas mais ricas.

E, se você observar, em algumas cidades históricas mineiras, ou de outros estados, há pequenos objetos de ferro perto da entrada de locais importantes, como igrejas; para que as pessoas pudessem rapar o pé de barro antes de entrar, para evitar sujar o ambiente.

Por conta disso, a expressão passou a designar pessoas mais pobres desde aquela época; e até hoje é uma expressão muito utilizada no dialeto popular brasileiro.

Be the first to comment on "Qual a origem da expressão “Pé rapado”?"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.