Qual a origem do ditado popular “A cobra vai fumar”?

Um dos ditados brasileiros mais conhecidos e utilizados é o famoso “a cobra vai fumar”, que a princípio não faz muito sentido à imaginação de quem o ouve pela primeira vez.

Por isso, você já parou pra pensar em qual é a origem desse ditado, e o porquê de ele ter se tornado tão comum no nosso país? Confira a seguir um pouco mais dessa história, que remonta ao período da segunda guerra mundial.

A cobra vai fumar

Jornal “A cobra fumou” (imagem: Reprodução/O Globo)

O que significa “a cobra vai fumar”?

Antes de entender um pouco da história, é necessário compreender o que, de fato significa essa expressão; que nada mais é uma forma de falar que se algo acontecer, as consequências de tal ação podem não ser tão agradáveis assim, como por exemplo: “se quebrar a louça do casamento, a cobra vai fumar!”.

Qual a origem de “a cobra vai fumar”?

A origem da expressão “a cobra vai fumar” vem lá do ano de 1944, quando o mundo enfrentava a Segunda Grande Guerra Mundial. Nessa época, o exército brasileiro não se encontrava preparado para entrar no combate que assolava o mundo; mas, mesmo assim, o então presidente da época, Getúlio Vargas, anunciou que o Brasil iria entrar na guerra.

Mas, os próprios brasileiros estavam bem descrentes que o país, anteriormente fornecedor de matérias-primas, iria conseguir ter um bom papel no combate. Em razão disso, conta-se que os próprios repórteres começaram a afirmar que seria mais fácil uma cobra fumar do que o Brasil entrar na guerra; e, como a descrença era muito grande por parte a população, começou-se a atribuir tal frase a Hitler, como uma forma de pressionar ainda mais o país a não entrar de fato, no combate.

O Brasil na Segunda Guerra Mundial (imagem: FEB/Divulgação)

E a cobra fumou!

Embora o objetivo fosse caçoar da capacidade do exército, a Força Expedicionária Brasileira usou a famosa frase para ser título de seu jornal; e uma cobra fumando um cachimbo tornou-se, então, o símbolo da FEB.

Ah, e vale ressaltar que os soldados foram enviados para a guerra, num total de 25 mil; os quais se uniram aos Estados Unidos com o objetivo de impedir a chegada da Alemanha à França. Além disso, seu papel é considerado fundamental na conquista de alguns territórios, como Montecastelo; e um total de 450 pracinhas não voltaram com vida para o país.

Desse modo, o saldo brasileiro foi positivo, com sua modernização, e sua grande importância no continente sul-americano; o que significa que, realmente, a cobra fumou.

 

Be the first to comment on "Qual a origem do ditado popular “A cobra vai fumar”?"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.