Quebra-pedra e seus diversos benefícios para a saúde

Quebra-pedra (Phyllanthus spp.) é uma planta encontrada em diversas regiões do planeta; conhecida popularmente por vários nomes tais como Arrebenta-pedra, Cana-de-bico, Erva-pomba e Quebra-pedra-branco.

Ela é utilizada na medicina popular para alívio de vários males e seus benefícios são passados de geração a geração.

Seu nome é derivado de sua facilidade em crescer, em diversos espaços, tais com em rachadura de calçadas e por entre pedras.

Quebra-pedra e suas características

É uma planta rasteira, que varia de 40 a 80 cm, pouco exigente em relação ao solo, mas prefere a estação chuvosa para crescimento e florescimento. As pequenas flores amareladas e seus frutos verdes são produzidos nas folhas ovaladas da planta. Por ser de fácil cultivo e de crescimento espontâneo; ela é encontrada em terrenos baldios, hortas domésticas, jardins e quintais de todos os estados brasileiros.

A planta rústica é encontrada em aproximadamente 600 espécies de arbustos, árvores e ervas anuais ou bienais distribuídas pelas regiões tropicais e subtropicais de ambos os hemisférios do planeta.

Propriedades da Quebra-pedra

Ela possui propriedades diurética, fortificante, relaxante, anti-inflamatória, anti-viral, anticancerígena, analgésica e aperiente.

Utilização da Quebra-pedra

Todas as partes da planta são utilizadas, em forma de chá, na medicina popular; para alívio de males renais, para eliminação de cálculos, na excreção da urina, nos males estomacais, da vesícula, do estômago; além de ajudar no tratamento de hepatite B, na proteção do fígado e no controle dos níveis do colesterol.

Apesar de ela ser uma planta usada desde os tempos mais remotos pelos índios brasileiros para alívio de vários males; ela foi patenteada por uma empresa americana, para a fabricação de medicamento para auxiliar no tratamento da hepatite B.

Ela faz parte da RENISUS, que é a relação nacional de plantas medicinais de interesse ao Sus, que é o Sistema Único de Saúde.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Quebra-pedra (Foto: http://www.agronomicabr.com.br/agriporticus/detalhe.aspx?id=202)

Quebra-pedra (Foto: http://www.agronomicabr.com.br/agriporticus/detalhe.aspx?id=202)

Quebra-pedra (Foto: https://viveirodelogun.wordpress.com/plantasepessoas/)

Quebra-pedra (Foto: https://viveirodelogun.wordpress.com/plantasepessoas/)

Be the first to comment on "Quebra-pedra e seus diversos benefícios para a saúde"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.