Uma das principais tradições da cultura portuguesa que chegou ao Brasil é o Folar da Páscoa, um pão recheado com iguarias doces ou salgadas; conhecido pelo simbolismo de reconciliação e amizade.
Preparado principalmente durante o período da páscoa, o folar deriva do latim “floralis”; sendo um dos principais símbolos da páscoa em Portugal, como a bacalhoada no Brasil. Mas, qual é a origem do folar da Páscoa?
Origem do Folar da Páscoa
Acredita-se que a origem do folar da páscoa seja tão antiga, que não se tem registros confirmados de onde ou quando tal tradição teria surgido em Portugal. Contudo, uma lenda bem famosa conta a história de uma moça chamada Mariana, cujo sonho era se casar cedo, e para isso rezava a Santa Catarina todos os dias.
Eis que a santa colocou dois rapazes na vida de Mariana: um lavrador pobre e um fidalgo rico, mas, como Mariana não sabia qual escolher, visto que os dois possuíam muitas qualidades, ela rezou mais uma vez à Santa para que ela lhe mostrasse o caminho correto.
Ambos os rapazes deram até o Domingo de Ramos para que Mariana pudesse escolher, e, em tal dia, ambos indo para a casa da moça, começaram a brigar violentamente entre si para saber quem iria ter a mão da jovem. Ao ser avisada, Mariana foi ao encontro dos dois e gritou pelo nome do lavrador a quem iria se declarar.
📚 Baixe nosso Ebook Grátis!
Descubra os segredos dos Chás Anti-inflamatórios e melhore sua saúde de forma natural. Não perca esta oportunidade!
Quero meu Ebook!Como era de se esperar, o jovem rico não ficou nada satisfeito e prometeu vingança. Mariana, então, ficou desesperada que o rapaz fosse em seu casamento para matar o lavrador, e rezou a Santa Catarina para que lhe ajudasse a sair dessa situação oferecendo-lhe flores. Na manhã seguinte, a jovem é acordada com um grande pão repleto de flores que havia oferecido à santa, e acreditando ter sido seu amado quem lhe enviou, foi a sua casa agradecer.
Chegando lá, percebeu que o rapaz também havia recebido o mesmo presente; e ambos pensando ter sido o rapaz rico arrependido, foram à casa do moço para agradecer, e, surpreendidos, viram que ele também havia recebido o mesmo presente, e vinha feliz ao encontro do casal para agradecer pelo que havia recbido. Mariana então compreendeu que se tratava de um presente de Santa Catarina para por fim à intriga existente entre os dois rapazes, e o folar da páscoa passou a ser associado a reconciliações e amizade.
Bem-vindo ao Nosso Grupo de Saúde
Descubra como nossa comunidade pode ajudar você a alcançar um estilo de vida mais saudável e equilibrado. Junte-se a nós e comece sua jornada para o bem-estar hoje mesmo!
Entre no Nosso Grupo de WhatsApp